Voltar

A importância do SMO

As estratégias de SMO (otimização de conteúdos para Redes Sociais) são hoje em dia uma das mais importantes ferramentas de Marketing.

As estratégias de SMO (otimização de conteúdos para redes sociais), tal como as estratégias de SEO, têm como principal objetivo, gerar tráfego para o website.

Contudo, se as estratégias de SEO se direcionam fundamentalmente ao tráfego gerado a partir dos motores de busca, as técnicas de SMO funcionam de forma complementar, pois incidem sobre o tráfego gerado nas redes sociais.

As redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter, Youtube, Google Plus, Slideshare, entre outras, são cada vez mais fontes de potenciais clientes, pois são a mais importante atividade que existe na Internet.

Uma boa estratégia de SMO deverá aumentar o número de partilhas de dado conteúdo, nas mais variadas redes sociais, bem como melhorar a performance das estratégias de SEO.

Uma boa estratégia de SMO, aumenta significativamente quer o tráfego direto (que advém das referências nos sites) quer nos motores de busca.

Assim, é extraordinariamente importante, que tanto os profissionais de marketing como os administradores de websites, aperfeiçoem as suas técnicas de SMO.

Aqui ficam 5 dicas que poderão ajudar a melhorar as estratégias de SMO:

1) Reputação

É extremamente importante que os conteúdos publicados ganhem o respeito do público, sendo considerados uma fonte fidedigna e com informação de qualidade.

Para isso é necessário que haja uma pesquisa séria e prévia à produção dos mesmos.

Só é possível construir uma boa reputação online se o conteúdo partilhado for confiável, e só o pode ser se for totalmente original ou fizer referência a/incluir conteúdos de qualidade, acrescentando-lhes valor.

Contudo, o mais importante para criar uma boa reputação é ser prestável e disponível. Um administrador que coopere com o seu público-alvo ganha automaticamente a empatia e respeito dos demais.

2) Fidelização

Para gerar fidelização por parte dos utilizadores, é crucial que o administrador da página interaja com os fãs através de diálogos dinâmicos, comentários e feedbacks.

Criar posts que incentivem à interação como por exemplo, “Se acha este artigo interessante, por favor partilhe” e tornar a interação fácil, publicando por exemplo comentários escritos a partir do Google+ no blog.

Estas ações ajudam o utilizador a compreender que a sua opinião é importante e tornam a sua experiência fácil e agradável.

As estratégias de SMO são mais do que uma simples forma de divulgação, estimulam fortemente as interações e partilhas, contribuindo naturalmente para que os websites recebam um maior volume de tráfego proveniente de menções feitas em blogs, perfis, etc.

3) Redes de contactos

É vital que se criem redes de contactos de qualidade, sendo que o potencial de qualidade é muito mais importante do que a quantidade.

Procurar peritos na área, ler o que escrevem e interagir com eles nas redes sociais, partilhando e trocando ideias, é extremamente benéfico sobretudo ao nível do crescimento profissional.

4) Plataformas

É imprescindível que os administradores de páginas se foquem nas plataformas e comunidades certas. Questionar “em que plataformasdeve estar o public alvo de determinada marca?” é o melhor ponto de partida.

Contudo, há que ter em atenção que algumas plataformas são muito melhores para retirar os benefícios das estratégias de SMO, do que outras. Estudos recentes demonstram que, muito provavelmete, a melhor plataforma para efeitos de SMO é o Google Plus.

5) Otimização

Para uma eficaz otimização das técnicas de SMO, é vital que se incluam alguns dos elementos que se seguem:

Botões de partilha: incluir botões e estatísticas de partilha por baixo do conteúdo publicado.

Ícones sociais: Agrupar e exibir os ícones de redes sociais numa zona de destaque no website.

Opção de subscrição: Agrupar as opções de subscrição como o email, RSS e as newsletters.

Conteúdo partilhável: Há conteúdo que é mais facilmente partilhável como os infográficos ou as “5 mais importantes dicas” dos artigos.

Login: Utilizar as opções de login de forma a tornar fácil os comentários por parte dos utilizadores.

Estratégias integradas e baseadas nas mais variadas técnicas de marketing online aumentam o sucesso da comunicação das marcas.

Assim, é importante que marcas e marketers juntem esforços que potenciem os resultados das suas campanhas, através de SMO, SEM e SEO.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados