Voltar

10 formas alternativas de Facebook Ads

O formato mais conhecido de Facebook Ads – “sponsored stories”, tem os seus dias contados. O Facebook, que comemora este ano o seu 10º aniversário, anunciou recentemente que este formato será descontinuado ainda no primeiro semestre deste ano (nomeadamente dia 9 de Abril), sendo indispensável a análise das 10 formas alternativas de Facebook  Ads.

Sponsored Stories – 10 formas alternativas de Facebook Ads

Contudo, antes de iniciarmos a análise destas 10 formas alternativas de Facebook Ads, é importante percebermos como funcionava o formato sponsored stories e o que de melhor vai permanecer nos anúncios de Facebook.

Sponsored stories são anúncios que mostram no feed notícias, uma aplicação, um evento, quando um utilizador de Facebook interage com uma página patrocinada  ou com o anúncio, sendo este o seu grande potencial.

Esta característica de “social context” vai permanecer nas 10 formas alternativas de Facebook Ads, uma vez que está provado que a opinião dos amigos aumenta a credibilidade da marca perante o consumidor e assim a interação com o anúncio e a respetiva marca.

Quais são as 10 formas alternativas de Facebook Ads?

1) Descktop App Ads

Os descktop app ads são a melhor forma de conseguir a instalação de uma aplicação por parte do utilizador e gerar interação com a mesma.

Para usar todas as potencialidades deste tipo de anúncio, o Facebook recomenda a utilização de algumas diretrizes como: apenas 90 caracteres de texto no anúncio e a contemplação de vários tamanhos de imagem para a coluna da direita e para o feed notícias.

2)  Domain Ads

Os domain ads são utilizados sobretudo para gerar tráfego para o website da empresa, ou seja, excelentes para impulsionar uma campanha global no universo online e ainda para pequenas promoções online.

Para a utilização deste tipo de anúncio o facebook apresenta guidelines como o desenvolvimento de títulos com apenas 25 caracteres e dá importância novamente ao tamanho e à escolha das imagens.

3) Event Ads

Os event ads aumentam a probabilidade dos utilizadores aderirem ao evento criado por determinada marca. Ou seja, permitem uma maior disseminação de determinado evento a acontecer online ou offline e impulsionam assim o marketing 360º.

Além disso, estes anúncios podem ser exibidos no news feed de um utilizador que aceda ao Facebook através de um computador ou de um dispositivo móvel, sendo esta uma grande mais valia.

4) Mobile App Ads

Tal como o próprio nome indica este tipo de anúncio é utilizado para impulsionar a instalação de determinada aplicação móvel por parte dos utilizadores, aumentando ainda o volume de interação com a mesma.

A utilização destes anúncios tem as suas guidelines próprias, nomeadamente no que diz respeito ao vídeo, que segundo o próprio Facebook deverá ter no máximo 15 segundos.

5) Offer Ads

Os offer ads são utilizados sobretudo para influenciar consumidores e possíveis consumidores a fazerem compras online e offline, permitem não só apresentar produtos como dar a conhecer pequenas promoções.

Os anúncios de ofertas aparecem nos feed notícias de utilizadores que acedem através do computador e do smartphone ou tablet, bem como na coluna da direita.

6) Page Like Ads

Indicados para marcas que acabam de criar a sua página de Facebook e para as que querem aumentar o volume da sua comunidade na rede social os page like ads são os mais indicados.

Tal como os offer ads, também os anúncios de crescimento de comunidade são visíveis em utilizadores de computador e de dispositivos móveis, bem como na coluna da direita do Facebook.

7) Page Post Link Ads

Os page post link ads são a melhor forma de aumentar as conversões e tráfego para o site, mas sobretudo para impulsionar as compras online e a geração de leads.

Este tipo de anúncios, além das funcionalidades  de colocação de imagem e texto, permitem ainda o uso de links externos para vídeos do YouTube.

8) Page Post Photo Ads

Os page post photo ads são indicados para gerar brand awarness junto dos clientes e dos possíveis e futuros consumidores. Este tipo de anúncios permite ainda um aumento significativo do número de interações com a página de Facebook da marca ou com um post específico.

9) Page Post Text Ads

Este tipo de anúncios assemelha-se aos anteriores no que corresponde às mais valias, contudo, com a peculiaridade de ser um anúncio apenas de texto.

10) Page Posts Video Ads

Os page posts video ads são indicados não só para gerar brand awarness mas, sobretudo, para aumentar a interação dos consumidores com o post de video e, por sua vez, aumentar as visualizações do mesmo.

Estes anúncios são visíveis tanto em utilizadores que acedem através de computador como os que acedem através de dispositivos móveis e permitem o upload de vídeos com, no máximo, 20 minutos de duração.

Apesar destas 10 formas alternativas de Facebook Ads há questões que não mudam no que corresponde à implementação de campanhas de anúncios na rede social, como a necessidade de definição de objetivos específicos para os seus anúncios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados