Voltar

Potenciar campanhas de E-mail Marketing através das redes sociais

Costuma utilizar as redes sociais como forma de potenciar e impulsionar as suas campanhas de e-mail marketing? Saiba como fazê-lo e obtenha melhores resultados.

email marketing e redes sociais

Em termos de marketing quanto mais integradas forem as estratégias melhores serão os resultados obtidos. Assim, a verdade é que a integração de diversas plataformas pode influenciar o sucesso de determinadas campanhas.

Ora, as campanhas de e-mail marketing não são exceção. A utilização das redes sociais, como plataformas de impulsionamento para futuras campanhas de e-mail marketing, é sem dúvida uma excelente estratégia.

Assim, aqui ficam algumas dicas de como utilizar corretamente estratégias de Social Media, e cada rede social especificamente, para aumentar o sucesso das campanhas de e-mail marketing.

1) Facebook

Através do Facebook podem ser utilizadas diversas técnicas para aumentar a sua base de contactos segmentados, e assim potenciar as suas campanhas de e-mail marketing.

A primeira sugestão relativa ao Facebook, passa por colocar na descrição da sua página, a indicação do seu website e um pequeno call-to-action para a subscrição da sua newsletter.

A criação desta descrição apelativa e sugestiva pode não ser tarefa fácil devido ao facto de apenas existirem 160 caracteres disponíveis para o fazer, mas com uma correta organização da ideia conseguirá conduzir os seus fãs ao seu website e posteriormente à respetiva subscrição de e-mail.

As tabs personalizadas no Facebook são, também, uma excelente forma de captar os e-mails dos seus fãs.

Como tal, o desenvolvimento de uma tab de formulário de subscrição, pode fazer com que os seus fãs mais interessados e que queiram receber mais informação, preencham o formulário, conferindo-lhe a oportunidade de entrar em contacto direto com eles via e-mail.

Relativamente aos posts colocados na rede social, também estes podem ajudá-lo a aumentar a sua base de contactos. Experimente desenvolver um post, com um thumbnail para a página de subscrição e coloque neste mesmo post um botão de call-to-action.

Por fim, surgem os Facebook Ads. Através dos anúncios, para páginas externas na rede social, é possível reencaminhar os seus possíveis fãs para um formulário de preenchimento que pode conter uma oferta, por exemplo, um ebook ou um desconto num produto ou serviço da sua marca.

e-mail marketing e social media

2) Twitter

Tal como no caso do Facebook, a descrição existente no perfil de Twitter da sua empresa também pode ser uma excelente forma de captação de interesse para um formulário de preenchimento específico.

Desta forma, na sua descrição deverá colocar o link para o seu website ou diretamente para o formulário da newsletter acompanhado de um call-to-action, como por exemplo “receba mais informação sobre a nossa empresa”.

No caso do Twitter e do seu “cartão” de anúncios, interligado diretamente com a publicidade desenvolvida nesta rede social, as marcas podem coletar diretamente os e-mails dos seus seguidores no Twitter.

Esta pode, no entanto, ser uma forma algo intrusiva de captar e-mails, uma vez que os seus seguidores apenas clicaram num anúncio.

3) LinkedIn

No caso da rede social mais empresarial, LinkedIn, o contacto deve ser desenvolvido de uma forma mais específica.

Por exemplo, a colocação de posts com pequenas informações sobre a sua empresa e call-to-actions direcionados ao sector em questão, que possam atrair profissionais e possíveis contactos interessados nos seus produtos e serviços.

A ideia é tentar ao máximo conduzir os seus fãs e seguidores a interagir com a sua empresa/marca e querer saber mais informações sobre os seus produtos e serviços.

A verdade é esta: as campanhas de e-mail marketing existem há vários anos mas continuam a ser uma das melhores apostas em termos de marketing digital.

Esta aposta torna-se ainda mais enfática quando, através do aumento de utilização dos dispositivos móveis, qualquer pessoa pode aceder ao seu e-mail através do seu smartphones, em qualquer lugar, momento e situação.

 

Leia outros artigos através do nosso blog e saiba todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados