A importância do User Experience no Web design
O web design atual deverá ter por base o user experience. Os bons resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos pelos Web designers relacionam-se diretamente com o user experience.
Com a explosão da comunicação digital, Internet e todas as tecnologias emergentes, têm vindo a eclodir novas disciplinas, indústrias, profissões, e todo um número de termos, acrónimos e palavras para os tentar classificar e identificar.
Um desses termos é UX – User Experience.
O que é “User Experience” ou a Experiência do Utilizador?
De uma forma simples, a Experiência do Utilizador (UX) é a experiência que se vive quando se interage com um sistema. O sistema poderá ser um site, aplicação Web ou desktop, e em contextos modernos, é geralmente indicado por alguma forma de interação humano-computador (HCI).
Assim, os fatores mais importantes que influenciam essa interação são: Usabilidade, Design, Acessibilidade, Marketing, Desempenho do Sistema, Ergonomia, HCI, Utilidade e Fatores Humanos.
Aqueles que trabalham em UX (chamado designers de UX) estudam e avaliam as formas como os utilizadores interagem e se sentem na utilização de um sistema. Procuram formas de facilitar o uso, e debruçam-se sobre a perceção do valor do sistema, utilidade, eficiência na execução de tarefas, etc.
Assim, Designers de UX também estudam os micro-processos dentro de um sistema. Por exemplo, o processo de compra de um site de e-commerce para ver se os utilizadores encontram e interagem com o processo de compra dos produtos, e se este é fácil e agradável.
Este estudo pode ser, de tal maneira aprofundado, sobre os componentes do sub-sistema. Tais como o quão eficiente e agradável é a experiência dos utilizadores ao preenchimento de campos num formulário Web.
Assim, em comparação com muitas outras disciplinas, UX é relativamente novo. O termo “Experiência do Utilizador” foi cunhado pelo Dr. Donald Norman, um investigador da ciência cognitiva.
Donald Norman foi também o primeiro a descrever a importância do design centrado no utilizador. (A noção de que as decisões do projeto devem ser baseadas nas necessidades e desejos dos utilizadores).
A importância do UX
Hoje em dia, com tanto ênfase no design centrado no utilizador, descrever e justificar a importância de melhorar a experiência do utilizador parece quase desnecessário.
Assim, podia simplesmente dizer-se que: “é importante porque lida com as necessidades dos utilizadores” – e já seria suficiente, e todos provavelmente ficariam satisfeitos com esta “simples” justificação.
No entanto, quem trabalhava já na indústria do Web Design, antes da codificação do design centrado no utilizador, usabilidade e acessibilidade Web estava habituado a desenvolver o seu design de forma diferente.
Há alguns anos atrás, antes de se compreender o valor do design centrado no utilizador, foram tomadas decisões de design baseadas apenas em dois elementos. O que os designers pensavam ser a impressionante do ponto de vista visual, e o que os clientes queriam ver.
A interação construia-se com base no que resultava apenas para os designers, ou seja, os profissionais projetavam para si mesmos. O foco estava na estética e na marca, com pouco ou nenhuma ideia de como as pessoas que viriam a utilizar o site se sentiriam ou interagiam.
Hoje em dia, conhecer público-alvo é o primeiro passo de qualquer projeto de UX. Ter um conhecimento maduro dos utilizadores e clientes permite desenvolver experiências que refletem a voz e as emoções destes mesmos.
Ao envolver-se nas emoções dos utilizadores conhecendo-os melhor, os designers UX podem começar a contar histórias e dar informações que são relevantes aumentando desta forma interação marca-cliente.
O foco passou a ser o utilizador, e todas as decisões gráficas e funcionais tomam-se a partir de uma análise ao mesmo. Desta forma, garante-se não só uma relação mais aproximada entre a marca e o cliente como também um crescimento nos resultados.