Voltar

A importância do User Experience no Web design

O web design atual deverá ter por base o user experience. Os bons resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos pelos Web designers relacionam-se diretamente com o user experience.

A importância do User Experience no Web Design

Com a explosão da comunicação digital, Internet e todas as tecnologias emergentes, têm vindo a eclodir novas disciplinas, indústrias, profissões, e todo um número de termos, acrónimos e palavras para os tentar classificar e identificar.

Um desses termos é UX – User Experience.

O que é “User Experience” ou a Experiência do Utilizador?

De uma forma simples, a Experiência do Utilizador (UX) é a experiência que se vive quando se interage com um sistema. O sistema poderá ser um site, aplicação Web ou desktop, e em contextos modernos, é geralmente indicado por alguma forma de interação humano-computador (HCI).

Os fatores mais importantes que influenciam essa interação são: Usabilidade, Design, Acessibilidade, Marketing, Desempenho do Sistema, Ergonomia, HCI, Utilidade e Fatores Humanos.

Aqueles que trabalham em UX (chamado designers de UX) estudam e avaliam as formas como os utilizadores interagem e se sentem na utilização de um sistema, procuram formas de facilitar o uso, e debruçam-se sobre a perceção do valor do sistema, utilidade, eficiência na execução de tarefas, etc.

Designers de UX também estudam os micro-processos dentro de um sistema. Por exemplo, o processo de compra de um site de e-commerce para ver se os utilizadores encontram e interagem com o processo de compra dos produtos, e se este é fácil e agradável.

Este estudo pode ser, de tal maneira aprofundado, sobre os componentes do sub-sistema, tais como o quão eficiente e agradável é a experiência dos utilizadores ao preenchimento de campos num formulário Web.

Em comparação com muitas outras disciplinas, UX é relativamente novo. O termo “Experiência do Utilizador” foi cunhado pelo Dr. Donald Norman, um investigador da ciência cognitiva.

Donald Norman foi também o primeiro a descrever a importância do design centrado no utilizador (a noção de que as decisões do projeto devem ser baseadas nas necessidades e desejos dos utilizadores).

A importância do UX

Hoje em dia, com tanto ênfase no design centrado no utilizador, descrever e justificar a importância de melhorar a experiência do utilizador parece quase desnecessário.

Podia simplesmente dizer-se que: “é importante porque lida com as necessidades dos utilizadores” – e já seria suficiente, e todos provavelmente ficariam satisfeitos com esta “simples” justificação.

No entanto, quem trabalhava já na indústria do Web Design, antes da codificação do design centrado no utilizador, usabilidade e acessibilidade Web estava habituado a desenvolver o seu design de forma diferente.

Há alguns anos atrás, antes de se compreender o valor do design centrado no utilizador, foram tomadas decisões de design baseadas apenas em dois elementos: o que os designers pensavam ser a impressionante do ponto de vista visual,  e o que os clientes queriam ver.

A interação era construída com base no que resultava apenas para os designers, ou seja, os profissionais projetavam para si mesmos. O foco estava na estética e na marca, com pouco ou nenhuma ideia de como as pessoas que viriam a utilizar o site se sentiriam ou interagiam.

Hoje em dia, conhecer público-alvo é o primeiro passo de qualquer projeto de UX. Ter um conhecimento maduro dos utilizadores e clientes permite desenvolver experiências que refletem a voz e as emoções destes mesmos.

Ao envolver-se nas emoções dos utilizadores conhecendo-os melhor, os designers UX podem começar a contar histórias e dar informações que são relevantes aumentando desta forma interação marca-cliente.

O foco passou a ser o utilizador, e todas as decisões gráficas e funcionais são tomadas a partir de uma análise ao mesmo. Desta forma, garante-se não só uma relação mais aproximada entre a marca e o cliente como também um crescimento nos resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados