Voltar

Previsões de Web Design para 2014

As previsões de Web Design para 2014 são um tópico importante no que toca às discussões emergentes sobre o futuro da internet, no ano que acabou de começar.

Previsões de Web Design para 2014

As previsões de Web Design para 2014 começam pela análise do “Flat Design” este que, ao contrário do que se pensa, não é uma tendência nem um modelo emergente, mas sim um estilo gráfico em evolução.

O “flat design” enquanto modelo ficou sedimentado em 2013 como um tipo de design  fortificado pelo lançamento do iOS7, o mais recente sistema operativo do tão conhecido iPhone, e do Windows 8.

Este modelo “plano” faz com que os designers tivessem obrigatoriamente que se adaptar à utilização de linhas limpas e planas e com recurso à simplicidade. Contudo, de acordo com as previsões de Web Design para 2014 apresentadas pela Envato este estilo vai continuar a evoluir.

Este ano, vamos assistir à evolução de algumas tendências, ainda dentro do “flat design”, que trarão mais divertimento e essência às peças desenvolvidas pelos designers.

Em termos práticos surgirão sombras mais longas nos ícones, efeitos “parallax” (efeito de design desenvolvido com recurso às tecnologias CSS e Javascript, que se traduz no movimento de várias camadas dentro do website a velocidades e direções diferentes) e uma grande evolução no que respeita à tipografia como já antes aconteceu nos meios offline.

Além destas, nas previsões de Web Design para 2014 encontramos ainda a crescente utilização de fotografias com maior qualidade e detalhe e sobretudo aumento da tendência de colocação de vídeo de formato largo nos websites.

Mais movimento é uma das previsões de Web design para 2014

Integrado nas previsões de Web Design para 2014 encontra-se o aumento do uso do movimento nas peças desenvolvidas, em diversos pontos.

Em primeiro lugar, o renascimento dos GIFs animados, acompanhado pelo aumento do uso de redes sociais como o Tumblr; o aumento do uso do vídeo, também devido à evolução de redes sociais como o Instagram e o Vine, e paralelamente o aumento do uso de efeitos nas transições nas páginas.

Para os Web designers esta tendência de “movimento” será utilizada sobretudo para se diferenciar do “ethos design” mais comum e simplificado bem como numa perspetiva de aumentar a profundidade do estilo gráfico em questão.

As ferramentas que serão usadas em Web design em 2014

Quando nos debruçamos sobre as previsões de Web Design para 2014 não podemos deixar de parte a análise das ferramentas que estarão na base das mesmas.

Joomla, Drupal e sobretudo o WordPress 3.8 (lançado recentemente) devido ao seu crescimento massivo passarão a estar no centro das atenções no que toca ao desenvolvimento sustentado de websites.

Todos eles sistemas de gestão de conteúdos, cada um com a sua mais-valia, os três combinam estética, usabilidade, evolução e sobretudo simplicidade na perspetiva do utilizador.

Contudo, apesar da sua aparência básica, as permanentes atualizações e sobretudo a questões relacionadas com as tendências de design, social media e SEO, tornam o marketing digital uma “snow ball” com necessidade de ser controlada.

Uma outra ferramenta que vem impulsionar esta revolução para 2014, no que toca ao Web Design foi desenvolvida pela Adobe, empresa que esteve distante deste mercado por uns tempos.

O Adobe Edge Reflow é uma ferramenta de Web Design que entrará no mercado como forma de sustentar a criação e desenvolvimento de layouts adaptados a responsive Websites, que utiliza padrões CSS.

2014 o ano da tendência

Em suma, as previsões de Web Design para 2014 centram-se sobretudo na evolução do “flat desing” que trará consigo: novas tipografias, sombras, tendências de movimento e novas ferramentas.

Este estilo será trabalhado pelos web designers que aprofundarão as suas mecânicas. Resta a pergunta: “flat design” gera mais interação por parte dos utilizadores?

Como qualquer outra evolução este modelo gráfico terá o seu período de auge, será extremamente falado e gerará interação por parte dos utilizadores, contudo, terá de seguida um período de fusão com novas tendências, isto porque: o universo online está em permanente mutação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados