WordPress 3.8

Na passada sexta feira dia 13, apesar de ser dia de azar, para nossa sorte saiu o novo WordPress 3.8 RC2. Já há opiniões por…

Voltar

Na passada sexta feira dia 13, apesar de ser dia de azar, para nossa sorte saiu o novo WordPress 3.8 RC2. Já há opiniões por aí? Já alguém fez o download?

Wordpress 3.8 Dashboard

Apesar dos regulares updates do WordPress, nada até à data terá sido tão promissor e diga-se até, irreverente no que toca à parte visual. Com um novo design e estrutura totalmente diferenciadores, esta versão está a dar que falar.

O novo WordPress 3.8 é impressionante de ver e de trabalhar mas, em termos de funcionalidade, o grande aditivo é relativo à parte de mobile. Com design e administração adaptável a este dispositivo, para além da imagem, este foi sem dúvida o grande destaque do novo WordPress,

Além de ter este design adaptável, há outras caraterísticas que fazem deste update tão propenso para trabalhar:

– a barra lateral está muito mais diferenciada o que facilita a separação da área do conteúdo para a barra de criação;
– em termos de tipografia o WordPress 3.8 teve um “revamp” com a ajuda do Open Sans Font;
– O ecrã de edição é um espaço muito mais agradável, para se navegar, assim como o dashboard style que agora tem muito mais alma.

A opção de adicionar novos temas também foi modificada. Agora existe uma app com um grande botão onde diz “Add new theme”, facilitando por isso o testar de novos temas.

Existe um novo default theme, o “twenty-fourteen”, que é bastante forte em termos de imagem assemelhando-se a uma galeria de fotografias. Na nossa opinião, apesar de muitíssimo cativante e de qualidade, torna-se demasiado seletivo devido à clara associação a um layout de revista.

Se refletirmos um pouco sobre os utilizadores do WordPress, estes são na sua maioria bloggers, ou seja, pessoas cujo o objetivo é ter de alguma forma um “projeto pessoal”. De certo modo, este default theme acaba por limitar este cunho pessoal dos habituais bloggers.

Ainda relativamente à parte visual, existe agora a possibilidade de escolher diferentes esquemas de cores para o painel de administração.

Neste update do WordPress estão incluídas caraterísticas como: múltiplos menus de navegação, páginas template e uma variedade de formatos de posts (standard, imagem, galeria, entre outros…). O sistema de tags está também pensado de uma forma a facilitar a caraterização dos posts na webpage. As atualizações automáticas que já existiam mantêm-se e vieram para ficar!

No seu blog, Matt Thomas escreveu o seguinte:

“…we knew that we wanted to create an evolution, not a revolution, of WordPress…”

Ao dizer isto Matt Thomas transmite claramente a ideia que temos vindo a falar, o WordPress 3.8 foi essencialmente um makeover.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pedir Orçamento

Veja o seu investimento converter-se em resultados.