Voltar

Como gerar leads através de websites

Gerar leads através de websites é uma tarefa árdua, que implica a criação de uma estratégia correta de otimização do website.

Os websites são uma das ferramentas mais importantes no  Marketing Online e funcionam como a “cara” da marca no universo online, sendo por si só uma das formas mais eficazes de dar a conhecer serviços e produtos aos utilizadores da Internet.

Assim, a otimização dos websites é extremamente necessária para que os utilizadores se sintam confortáveis e naveguem facilmente nos mesmos, obtendo as informações necessárias sobre as marcas.

Relativamente à geração de leads através dos websites há inúmeras formas de o fazer, contudo, muitas empresas não utilizam sequer as ferramentas básicas para a sua implementação.

7 formas de otimizar websites para impulsionar geração de leads

1) Criar conteúdo premium com páginas específicas

O conteúdo de relevância é, uma vez mais, a chave para alcançar o sucesso na geração de leads, sobretudo o desenvolvimento de conteúdos premium aos quais apenas utilizadores registados têm acesso.

Ao desenvolver páginas específicas para utilizadores registados que lhes ofereçam conteúdo com maior volume de informação, os utilizadores sentir-se-ão mais estimulados para subscrever a Newsletter ou até pagar uma pequena contribuição para receberem esse conteúdo, à semelhança do que acontece com algumas publicações online.

Esta é uma forma extremamente eficaz de aumentar as leads através do website, bem como de recolher emails para integrar a base de dados de contactos de email marketing das marcas.

2) Adicionar call-to-action ao blog

A colocação de call-to-action no blog da marca faz com que os leitores e utilizadores sejam impulsionados a interagir com os conteúdos, bem como com a marca, no sentido de receberem informações premium.

As expressões ou botões de call-to-action devem ser colocadas em locais estratégicos dos blogs e websites, bem como no final de cada artigo. Uma vez que, se gostaram do conteúdo que acabaram de ler, os utilizadores convertem mais facilmente em lead.

3) Conteúdo premium compartilhável

A colocação de botões de partilha nos blogs é já usual, contudo, uma forma de impulsionar a conversão passa por colocar estes mesmos botões em conteúdos premium.

Desta forma, utilizadores registados poderão compartilhar os conteúdos premium nas suas redes sociais, obrigando a que novos utilizadores se registem para ter acesso a esses mesmos conteúdos.

4) Conteúdo premium em posição de destaque

O objetivo é que os conteúdos premium sejam vistos pelo maior número de pessoas, que apenas terão acesso caso estejam registadas no website.

Assim, ao colocar o conteúdo premium em posição de destaque, um maior número de utilizadores sentir-se-á estimulado a inscrever-se para ter acesso a esse mesmo conteúdo.

5) Colocar perguntas divertidas no formulário de preenchimento

Ora, a verdade é que a grande maioria dos formulários de conversão são enfadonhos para os utilizadores que os preenchem, por isso, porque  não adicionar uma pergunta que divirta quem o preenche?

Desta forma, as empresas acabam por captar ainda mais a atenção dos seus consumidores e leitores, aumentando também a taxa de conversão das suas landing pages ou páginas de destino.

6) Realização de testes A/B

Qual a primeira coisa que os utilizadores deverão ver quando acedem ao website: um conteúdo premium, um vídeo, uma explicação da empresa? Esta é uma questão pertinente que deve ser testada e modificada caso necessário.

A verdade é que diferentes públicos alvo agem de formas diferenciadas, por isso, devem ser realizados testes A/B para compreender qual a melhor forma de levar o público alvo de determinada empresa a converter.

7) Campanhas de SEO

As estratégias de SEO são das melhores formas de aumentar o ranking dos websites nos motores de busca e por consequência impulsionar o tráfego dos mesmos e logo o número de leads.

Desta forma, o desenvolvimento de estratégias de Search Engine Optimization são indispensáveis para aumentar a conversão de leads dos websites, apesar de serem um processo continuo e de resultados a longo prazo.

Estas são algumas das estratégias básicas para aumentar a conversão de leads no website da empresa, que devem ser tidas em conta por marketers e marcas.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados