Voltar

Internet Marketing com sucesso para pequenas empresas

As estratégias de Internet Marketing devem ser implementadas passo a passo para alcançarem os seus objetivos. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de marketing para pequenas empresas.

Internet Marketing- roteiro de sucesso para pequenas empresas

Tal como as estratégias de Influencer Marketing, também as estratégias de Internet Marketing devem ser implementadas de forma coerente e desenvolvidas com o objetivo de impulsionar o sucesso do negócio.

Assim, apresentamos o chamado “roteiro de sucesso” para pequenas empresas, usando a analogia de uma viagem de carro:

Ponto número 1: Encher o depósito de gasolina e colocar a bagagem no carro

Antes de iniciar qualquer viagem é necessário encher o depósito de gasolina e colocar a bagagem dentro do carro. No contexto de Internet Marketing isto significa que a preparação é o mais importante para alcançar o sucesso da campanha.

Na realidade vão ser necessárias algumas ferramentas para conseguir o êxito da estratégia ou viagem.

Domínio é uma delas. Há muita confusão na Internet sobre a diferença entre domínio e hospedagem.

Um domínio é um site real ao qual as empresas podem chamar de “lar” na Internet. Os domínios podem ser comprados e adquiridos a diversas empresas, podem ter terminologias diferentes e ser simples ou mais complexos.

O ideal é que os utilizadores, ao pesquisarem pela nome da empresa num motor de busca, não tenham problemas em encontrar o website certo a partir dos inúmeros domínios diferentes.

Hospedagem é a segunda ferramenta. Se pensarmos no domínio como a estrutura da casa, a hospedagem é o que faz realmente a casa. Ou seja, é no fundo a chave que abre a porta da frente da mesma.

Um domínio pode não funcionar sem hospedagem, ou seja, é necessário escolher um serviço para hospedar o website na Internet.

Web Design. A verdade é que o website das pequenas empresas é a porta de entrada para o mercado, ou seja, é muitas vezes o primeiro contacto que os clientes têm com a marca.

Por isso, é importante que o design do site seja desenvolvido de forma a aumentar e melhorar a experiência do utilizador e seja esteticamente agradável.

Perfis de Social Media e a sua importância. Logo após a criação de uma empresa ou marca é extremamente necessário que os produtos e serviços sejam apresentados nas redes sociais onde pode ser encontrado todo o público alvo.

As principais redes sociais a adoptar são: Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Google+, YouTube e  Instagram. Obviamente com targets diferentes e distintos, cada uma destas rede sociais tem a sua peculiaridade e impulsiona o negócio de forma específica.

Ponto número 2: Fazer à estrada

Depois de completa a primeira fase de planeamento da viagem, podemos fazer-nos os à estrada e começar a preocuparmo-nos com outras questões:

Conteúdo. O conteúdo é sem dúvida alguma o rei no que toca ao Internet Marketing, seja qual for a plataforma.

Para qualquer empresa que queira introduzir-se no mercado e chegar aos seus clientes de forma correta, todo o conteúdo deve ser desenvolvido de forma relevante e manter uma linha editorial específica.

É ainda necessária uma estratégia coerente de desenvolvimento e partilha de conteúdo para que a comercialização da marca ou empresa seja feita de forma correta.

SEO. Estratégias de Search Engine Optimization trabalham em conjunto com a estratégia de conteúdo. O conteúdo pode ser de extrema qualidade ma se não existir uma estratégia de SEO, este não terá a mesma visibilidade e potencialidade.

Social Media. É nesta altura da viagem que entram os perfis de social media. Estes servem para partilhar conteúdos e interagir com os consumidores de forma próxima.

A ideia é que a interação com os consumidores através das redes sociais seja feita de forma coerente com o resto da estratégia mas sem cair no erro de ser cansativa, através da elaboração de demasiados conteúdos e posts.

Blogging. Ora aqui está mais uma prova da importância do conteúdo para a comercialização de uma marca ou empresa. Através desta plataforma as empresas devem desenvolver conteúdo rico em informação para que os consumidores conheçam os produtos e as suas vantagens.

internet marketing

Ponto número 3: chegada à autoestrada.

Nesta altura já foi ultrapassada a azáfama da cidade e estamos mais perto do destino final.

Nesta passo as empresas devem começar a pensar na publicidade que farão à sua presença online e aos seus produtos e serviços. Por exemplo a partir de Search Engine Marketing (SEM), como os anúncios do Google Adwords.

Ou até mesmo através de banners nos vários sites e motores de busca. Em termos de publicidade também o vídeo marketing deve ser uma aposta dadas as suas potencialidades tanto enquanto meio de passar a mensagem como enquanto ferramenta para SEO.

Ponto número 4: Verificar o óleo

Em viagens longas é normal que existam paragens para descansar e sobretudo analisar o estado da viatura. Também no Internet Marketing estas paragens de análise são extremamente importantes para garantir o sucesso das campanhas.

Ora, a verdade é que existem uma série de ferramentas de web analytics que devem ser tidas em conta por empresas e marketers.

Neste ponto de análise, o Google Analytics é o melhor amigos dos marketers, porque é simples de usar e é gratuito. Nesta plataforma pode ser medido o tráfego do website bem como visitas, tempo de visita, páginas mais vistas, entre outros.

Desta forma, os profissionais de marketing podem melhorar a estratégia consoante os dados recolhidos nesta análise.

Verificar o “óleo” do website e trocá-lo se necessário é meio caminho andado para alcançar o sucesso de uma campanha.

Ponto número 5: Envio de postais

Depois de ter viajado muito e ter aprendido com isso, está na hora de começar a interagir diretamente com os possíveis consumidores através de campanhas de email marketing.

Através destas campanhas, é possível mensurar quem abre e vê realmente o email ou quem simplesmente o apaga da sua caixa de email.

A verdade é que o Internet Marketing não fica por aqui, sendo este apenas o ponto de partida. O destino final não pode ser avaliado, tendo em conta que esta é como que uma viagem de “cross country” sem fim à vista.

O roteiro funciona como um guia geral, contudo, o fascinante no Internet Marketing é que está sempre em evolução e por isso todos os marketers sentem, muitas vezes, necessidade de adaptar a sua estratégia a estas mudanças.

A garantia de sucesso para as pequenas empresas na Internet é conseguida através do cumprimento das regras acima faladas, bem como de um bom acompanhamento por parte de uma empresa especializada em Internet Marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados