Voltar

Influencer marketing ou Influence é utilizado para lançar produtos

No Influencer Marketing, a colaboração entre marketers, influenciadores e empresas é utilizada para diversas coisas como o lançamento de novos produtos, marcas ou mesmo simples conteúdos.

O Influence Marketing ou influencer marketing é uma disciplina de marketing que comunica não para as massas mas sim para indivíduos ou até entidades como os revendedores, de forma individual. Este conceito pretende chegar as massas através da influência dos seus agentes.

Influencer marketing, considerado por alguns marketers como um chavão, é na verdade uma relação benéfica tanto para os influenciadores escolhidos como para as marcas, de acordo com um estudo partilhado por Augure, em Janeiro de 2014.

Os “influenciadores”, podem ser normalmente figuras públicas que se identificam com o público alvo da marca ou grandes personalidades do ramo de atuação da empresa são, segundo o mesmo estudo, capazes de mobilizar opiniões, criar reações e têm normalmente uma grande base de audiência e seguidores.

Na internet para além destas figuras públicas existem muitos influenciadores que são meros desconhecidos no mundo offline. Esta situação acaba por acontecer principalmente nas redes sociais e fóruns, uma vez que estes influenciadores são respeitados pelas suas opiniões e seguidos por muitos fãs nos seus blogs, no facebook, twitter e linkedin entre outros.

O influencer marketing enquadra-se nas estratégias de marketing integrado, funcionando tanto nas redes sociais como em campanhas de meios offline, anúncios televisivos, spots de rádio e até artigos em revistas.

De acordo com o estudo apresentado pela Augure, cerca de 76% dos marketers entrevistados recorre à colaboração com influenciadores no lançamento de novos produtos e cerca de 57% recorre à sua influência para partilhar conteúdos.

Neste tipo de colaboração, existe sempre algo a favor de ambas as partes. Ora, as marcas usufruem da audiência dos stakeholders escolhidos, enquanto que os “influenciadoes”recebem normalmente produto ou informações exclusivas e vantajosas para si próprios.

Mais de quatro em cada 10 marketers assumem querer aumentar o orçamento das marcas para desenvolver estratégias de influencer marketing, e a verdade é que, grande parte deste budget destina-se a influenciadores nas redes sociais e blogs. A verdade é que, os blogs são ótimos motores de negócio, tal como as redes sociais, conseguindo assim as marcas chegar a uma audiência muito mais alargada.

O marketing evolui nas suas formas de distribuição mas mantém sempre os princípios base. O influencer marketing continua a ser uma das armas mais poderosas, quando queremos promover produtos, marcas ou mesmo conteúdos.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados