Voltar

Conteúdos de qualidade atravessam fronteiras e culturas

O desenvolvimento de conteúdos relevantes, com determinadas características, faz com que essa informação atravesse fronteiras e chegue a públicos alvo de diferentes culturas.

conteudo relevante atravessa fronteiras

A verdade é que os conteúdos são a principal tendência de marketing sobretudo atualmente, por isso, assumem obviamente uma posição de destaque entre os profissionais de marketing online.

Esta tendência é suportada por estatísticas que apontam que, em média por mês, cada utilizador do universo online, passa 16 horas a pesquisar informação e a assimilá-la.

Por isso, captar a atenção deste público alvo e fornecer-lhe a informação que procuram é essencial para o crescimento dos produtos e das marcas.

Contudo, para que seja possível tirar partido do enorme volume de utilizadores da Internet, é necessário que os conteúdos sejam desenvolvidos com determinadas características que os permitam atravessar fronteiras e barreiras linguísticas.

Assim, vejamos 5 formas de transformar o conteúdo compreensível para todos os utilizadores da Internet:

1) Utilizar números

Os números são uma linguagem comum e universal. Sempre que são desenvolvidos conteúdos para os blogs ou websites das empresas é importante que sejam colocados dados numéricos, uma vez que facilitam a compreensão da informação e conferem-lhe credibilidade.

Os números tornam os factos ainda mais importantes do que as palavras e a sua explicação, sendo uma forma expressiva de linguagem.

2) Utilizar imagens

Como se costuma dizer “uma imagem vale mais que mil palavras”. Ora, a verdade é que a informação visual é de muito mais rápida apreensão por parte dos leitores do que um texto corrido.

Além disso, as imagens são excelentes ferramentas de SEO, que potenciam o tráfego para os websites e blogs das marcas.

conteudo relevante

3) Utilizar vídeos

Um exemplo de que os conteúdos de vídeo atravessam fronteiras é o vídeo viral “Gangnam Style”, um vídeo asiático que chegou aos continentes europeu e americano, mesmo a utilizadores que não entendem o que é dito.

Esta é a prova de que a criatividade demonstrada através de vídeos tem inúmeras potencialidades e pode levar mensagens ao outro lado do mundo.

4) Desenvolver infográficos

Os infográficos são imagens longas ou vídeos, com inúmeros dados e extremamente simples de compreender. A verdade é que este tipo de disseminação de informação é extremamente popular entre os utilizadores da internet, uma vez que é realmente fácil de ler.

5) Não utilizar traduções diretas

A utilização de traduções à letra, ou traduções diretas, de conteúdo faz com que se percam inúmeras expressões e informações importantes. Exemplo disso são alguns dos slogans de marcas extremamente conhecidas da praça pública que se transformam com as traduções.

A verdade é que todas as marcas ou produtos devem aproveitar as multidões de pessoas que estão presentes na Internet e convertê-las em potenciais clientes.

Embora estejam divididos por barreias culturais e linguísticas há sempre uma base comum entre a informação pesquisada.

Assim podemos dizer que os conteúdos de qualidade podem ultrapassar fronteiras e barreiras linguísticas, em especial conteúdos de imagem ou vídeo por permitirem que a língua usada não seja um entrave para a comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados