Voltar

A importância do vídeo nos Facebook Ads

A utilização de vídeo nos Facebook Ads, veio permitir o desenvolvimento de anúncios menos invasivos para os utilizadores da rede social.

importância do vídeo nos facebook ads

É inegável a potencialidade que os conteúdos de vídeo têm, sobretudo no que toca à comunicação das marcas e negócios, que pretendem passar a sua mensagem de forma clara e emotiva.

Por isso, desde dezembro de 2013, que a rede social Facebook, em permanente evolução, tem vindo a incrementar a forma como os anúncios funcionam através do auto-play nas campanhas de Facebook Ads.

A utilização de vídeos em campanhas de Facebook Ads ou mesmo de social media não são novidade, contudo, o facto de alterarem a experiência dos utilizadores preocupam, em parte, alguns martketers, que ainda não reconhecem a extrema importância do vídeo marketing.

Atualmente, apesar de limitado, o auto-play de vídeos na rede social Facebook já existe, contudo de forma limitada, funcionando por exemplo através da partilha de vídeos colocados na rede social Instagram.

De acordo com o Facebook, as primeiras experiências de auto-play de vídeos aumentaram em 10% a taxa de visualização dos conteúdos de vídeo, bem como de interação com os mesmos.

A chave para o sucesso das campanhas de vídeo marketing, sobretudo em associação às campanhas de Facebook Ads, relaciona-se com a criação de conteúdo não invasivo para os utilizadores da rede social.

Pode ser estranha a analogia entre: criar conteúdo que capte a atenção mas que não seja invasivo, sendo um equilíbrio difícil de alcançar. Ora, mas esta é uma obrigatoriedade no desenvolvimento de campanhas de vídeo marketing.

Contudo, existem algumas formas de potenciar esta funcionalidade de auto-play e sobretudo aumentar o sucesso das campanhas de Facebook Ads com recurso a vídeo.

Vídeo marketing em Facebook Ads

Não confiar no áudio

Sim, é verdade que a componente auditiva é extremamente importante em qualquer conteúdo de vídeo, contudo no caso dos Facebook Ads, o vídeo deve ser capaz de captar a atenção dos utilizadores sem recurso ao áudio.

Porquê? Porque através do auto-play dos Facebook Ads, a menos que o consumidor clique sobre o anúncio, este não emitirá qualquer som. Desta forma, os consumidores deverão ser capazes de compreender a mensagem da empresa sem que seja necessário ouvir o som que acompanha o vídeo.

Criar conteúdo exclusivo

Ora aí está uma das maiores dificuldades atuais na industria do vídeo marketing e do social media. A verdade é que a criação de conteúdo exclusivo e de relevância faz com que os utilizadores tomem a decisão entre: assistir ou não ao vídeo.

Além disso, a utilização desse vídeo deve ser exclusiva do Facebook. Uma vez que, em grande parte, os utilizadores preferem assistir aos vídeos no YouTube, perdendo assim a oportunidade de tornar grande a dimensão do anúncio na rede social.

A experiência do utilizar é o mais importante

Finalmente, mas não menos pertinente, a importância da experiência do utilizador deve fazer sempre parte das campanhas de vídeo marketing e vídeo em Facebook Ads.

A verdade é que os anúncios, e todas as campanhas de marketing integrado, têm o mesmo propósito: gerar vendas. Mas isto apenas é possível se todas as campanhas forem preparadas com o objetivo de melhorar e potenciar a experiência dos utilizadores e possíveis consumidores.

A verdade também é que a importância do vídeo não deve ser tida em conta apenas no que toca à evolução dos formatos de Facebook Ads e campanhas de YouTube, mas sim em tudo o que se relaciona com o Marketing Online.

Ora, dados apontam para que uma grande maioria dos consumidores reage melhor a campanhas de vídeo do que de texto e imagem. Pelo que, estes dados devem ser estar presentes na mente dos marketers e das marcas aquando do desenvolvimento de estratégia de comunicação integradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados