Voltar

As grandes mudanças do Google Adwords em 2013

As plataformas de anúncios online estão em permanente alteração e crescimento. Por isso, no início de mais um ano é importante que percebamos as grandes mudanças do Google Adwords em 2013.

As grandes mudanças do Google Adwords em 2013

Desta feita, vamos analisar quatro das mudanças do Google Adwords que achamos mais impactantes de 2013.

1)   Enhanced Campaigns: melhor desenvolvimento sobretudo ao nível mobile

A primeira e grande mudança do Google Adwords em 2013 prende-se com o desenvolvimento e melhoramento dos anúncios para dispositivos mobile, graças não só ao impacto mas sobretudo às mudanças em grande escala que este desenvolvimento impulsiona.

Ora, comecemos por analisar os anúncios. Estes tornaram-se mais direcionados para a experiência do utilizador e por consequência para o formato da sua pesquisa: desktop ou mobile.

Também o conteúdo dos anúncios sofreu alterações. Ao desenvolver uma campanha com consciência das diferentes formas que podem ser usadas para fazer as pesquisas, por parte dos utilizadores, esta passa a ter mensagens mais direcionadas.

Outra das grandes mudanças do Google Adwords em 2013, que advém do melhoramento das campanhas, relaciona-se com as novas opções de definição de bid.

2013 tornou possível que os anunciantes aumentem ou diminuam o bid por clique, baseando essas alterações no tempo, na localização e no dispositivo utilizado para efetuar a pesquisa, sem terem que criar campanhas diferentes e totalmente novas.

2)   Atualização do algoritmo do Ad Rank

O Ad Rank é a forma usada pelo Google para classificar os anúncios e campanhas de Google Adwords e ordená-los nos resultados de pesquisa. Estes rankings influenciam ainda o custo por clique dos anúncios colocados.

O Google utiliza o CPC dos anúncios bem como o seu “índice de qualidade” para determinar o ad rank dos mesmos, organizando-os por ordem decrescente face a estes dois valores.

A grande mudança neste prisma é que agora esta classificação também irá considerar se o Google antecipa os impactos positivos do uso das diversas extensões e formatos de anúncios. O uso destas diversas extensões pode assim influenciar o posicionamento do anúncio do resultado de pesquisa bem como o CPC do mesmo.

3)   Novos Sitelinks

Nos mais recentes estudos apresentados pela própria Google ficou provado que os anúncios com sitelinks  apresentam CTR’s (clique sobre impressões) 30% superiores em relação aos que não apresentam.

Os novos “sitelinks” são pequenos links com descrição que aparecem logo após o anúncio. Esta nova funcionalidade permite aumentar o número de parcelas no resultado de pesquisa mas, sobretudo, ajuda os consumidores a encontrarem os conteúdos e as ofertas mais relevantes do site da empresa.

Agora, estes sitelinks podem ser definidos por grupo de anúncio, o que significa que não é necessário criar uma nova campanha para cada uma das otimizações dos site links.

É ainda importante referir que site links de alto desempenho podem ser replicados em diversas campanhas e anúncios, desde que apontem para um URL diferente. O Google fez ainda alterações relacionadas com a mediação de desempenho dos sitelinks.

4)   Remarketing dinâmico

Através da utilização do Google Merchant Center os anunciantes podem usar uma nova ferramenta de remarketing dinâmico que permite oferecer ao utilizador produtos de maior interesse para estes, sendo que lhes são apresentados produtos de acordo com comportamentos  anteriores que este tenha tido em determinado site.

As grandes mudanças do Google Adwords para 2014

Contudo, dado o crescimento rápido das ferramentas e o exponencial aumento da utilização de dispositivos móveis é quase impossível prever as mudanças para 2014. Ainda assim, esperamos que as futuras atualizações, tal como as que apresentamos tragam mais valias para o funcionamento dos anúncios online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados