Inteligência Artificial: A Evolução Começa Aqui
A inteligência artificial (IA) concentra-se no desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana.
Envolve a criação de máquinas e programas de computador que podem aprender, raciocinar, tomar decisões e solucionar problemas de forma autónoma e em muitos casos imitando ou superando a capacidade humana em determinadas tarefas. Atualmente, a IA está em constante evolução tendo como objetivo desenvolver programas capazes de simular a inteligência humana.
Desta forma, a Inteligência Artificial tem a capacidade de raciocinar e resolver problemas de maneira rápida, eficiente e precisa. À medida que os dados são disponibilizados na Internet, fica mais inteligente e capaz de responder com mais precisão.
Tipos De Inteligência Artificial: IA Fraca (Estreita) VS IA Forte (Geral)
IA Fraca:
A Inteligência Artificial fraca, também conhecida como IA estreita, refere-se a sistemas especializados em tarefas específicas e limitadas.
Esses sistemas fazem-se para executar uma função específica de forma altamente eficiente, mas não possuem a capacidade de realizar tarefas além da sua área de especialização.
IA Forte:
Por outro lado, a Inteligência Artificial forte, também conhecida como IA geral, tem como objetivo desenvolver sistemas que possam igualar ou superar a inteligência humana em todas as áreas.
A IA forte procura criar sistemas capazes de compreender, aprender, raciocinar e adaptar-se a uma diversidade de tarefas e desafios, da mesma forma que os seres humanos.
Assim, a IA fraca especializa-se em tarefas específicas, enquanto a IA forte visa alcançar uma inteligência comparável à humana em todas as áreas. No entanto, é importante salientar que a Inteligência Artificial não está destinada a substituir os seres humanos.
Desta forma, através da colaboração entre os humanos e “máquinas”, podemos aproveitar o potencial da inteligência artificial para resolver problemas complexos, impulsionar a inovação e melhorar a qualidade de diversas áreas.
Siga as nossas redes sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn, bem como o nosso blog.
Fique a par do nosso trabalho e de todas as dicas que temos para si.