Tendências de Marketing Digital para 2021

 Conheça as novas tendências para 2021! Certamente que ficar a par das tendências de marketing digital para 2021 e implementá-las na sua própria estratégia é…

Voltar

 Conheça as novas tendências para 2021!

Certamente que ficar a par das tendências de marketing digital para 2021 e implementá-las na sua própria estratégia é das melhores decisões que pode tomar para “estar um passo mais à frente” dos seus concorrentes.

Garantir que as empresas nunca usem estratégias desatualizadas ou ineficazes para atingir o seu público, é fundamental, caso contrário, isso poderá levar a uma espiral de eventos negativos.

Semelhantemente ter uma presença forte, com cadência, criar uma estratégia enquadrada à sua marca no mercado e associada às novas tendências, irá a médio e longo  traduzir-se em conversão de negócio e maior notoriedade da marca.

Tendências para 2021

Reunimos neste artigo algumas previsões para o marketing digital em 2021, que sugerem algumas dicas para preparar a sua empresa para as novas mudanças que são necessárias implementar. 

O ano de 2020 não só trouxe uma série de novos cenários para a atuação das empresas no Marketing Digital, mas também, ampliou a presença dos utilizadores nas redes sociais e trouxe consigo a necessidade de conteúdos cada vez mais inovadores e diversificados para que as marcas registem uma diferenciação face à concorrência  e consigam manter os seus objetivos.

Assim como, muitas empresas que não registavam uma presença online ou a que detinham era muito reduzida, acabaram por perceber que estando no Marketing Digital é cada vez mais importante estar perto do seu público alvo e continuar a proporcionar-lhe os seus serviços sem colocar em causa uma empresa.

Marketing interativo

Os consumidores modernos preferem empresas dinâmicas, interativas e que tratem os seus utilizadores e clientes de forma humana, personalizada e não meros números para a concretização de um objetivo.

Esta tendência deverá guiar cada vez mais as estratégias de Marketing de Conteúdo, sendo o objetivo fundamental estabelecer uma relação de confiança com o utilizador, atraindo-o e depois convertendo-a em lead, fidelizando-a.

O Marketing mais do que uma “montra de produtos”, deve ser inspiracional, motivacional, equipa etc. Só assim fará sentido criar uma marca em que os utilizadores se identifiquem, se apaixonem e principalmente, tornando-a como sua quando necessitarem dos seus serviços.

Para tal, é necessário criar experiências únicas e atrativas, de modo a superar a grande concorrência do mercado, que é muita. 

É aqui que entra o Marketing Interativo: a partir do uso de elementos com  interatividade, criatividade e que tornam possível otimizar todas as etapas do funil de vendas, desde a atração até à conversão. Um bom site, interativo, apelativo, funcional, responsive, com um bom SEO é fundamental numa marca e o seu cartão de visita para o mercado. 

A criação de um bom site na estratégia de uma marca, tornou-se imprescindível com a pandemia. Principalmente nas marcas em que é possível a venda online dos seus produtos. Adicionar elementos interativos aos sites, bons conteúdos, Design, artigos em Blog, links para social media é uma ótima forma de agregar valor aos utilizadores, fazendo com que exista uma maior interação com a marca, obtendo mais informações sobre a mesma e sobre os seus produtos.

Micro Influenciadores

Nos tempos atuais, o mercado acredita mais em pessoas que representam as marcas ou que dão a “cara” por ela, do que na própria marca. Por esta razão, muitas marcas investem tanto em celebridades para testarem a qualidade dos serviços e produtos para tentar uma venda mais rápida junto do mercado, cativando os utilizadores, é o chamado “fenómeno dos influenciadores digitais”. 

Muitas marcas pensavam que teriam um maior benefício se criassem  parcerias com grandes influenciadores, mas estas abordagens além de dispendiosas não são tão eficazes como se pensa.

Como estratégia de marketing digital para 2021, temos os micro influenciadores, uma nova geração que se tornou muito mais popular. Principalmente desde que as marcas descobriram o efeito que têm nas decisões de compra dos utilizadores. Estudos mostram que micro influenciadores oferecem mais seguidores e mais fiéis e uma maior concretização de negócios.

Na maioria das vezes, os seus seguidores dedicam-se mais ao envolvimento ativo com o conteúdo partilhado. Inegavelmente, isto torna mais fácil encontrar públicos que realmente estarão interessados nos produtos ou serviços, aumentando as probabilidades de conversão.

Conteúdo gerado por utilizadores

Tal como o nome indica, é todo e qualquer conteúdo criado por clientes e não pelas marcas, tais como, vídeos, imagens, testemunhos, avaliações etc. As tendências demonstram que os conteúdos dos utilizadores superam muito o conteúdo criado pela marca desde que adaptados à marca na sua estratégia de implementação. Angariar clientes que gerem conteúdo e de igual forma comercializem o mesmo, é sem dúvida uma estratégia que será primordial para o marketing digital em 2021.

Vendas através das redes sociais

As redes sociais assumiram um papel crucial nas relações humanas quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Embora estar presente nas redes sociais seja importante, o mais importante será sempre, uma boa gestão dessa presença em criação de uma estratégia de design, conteúdos, regularidade e cadência que marquem a diferença da concorrência.

Cada vez mais as redes sociais são um fenómeno mundial. No entanto, nem todas as empresas compreendem a sua verdadeira importância, quer na notoriedade de uma marca, no alcance, ou na conversão de negócio. As redes sociais (bem geridas) assumiram uma importância fundamental e uma presença marcante das marcas, concedendo-lhes uma maior visibilidade.

Mudanças nas redes sociais:

Mudanças recentes nas plataformas sociais passaram a permitir que muitas empresas utilizem os perfis nas redes sociais como um canal de venda. Desta forma, ganhando força com a introdução dos catálogos de vendas no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Grande parte dos compradores recorrem às redes sociais para se inspirar nas compras que desejam fazer. Analisam cada vez mais a presença digital das marcas. Na fase em que o mundo está a atravessar, é muito importante tornar a sua marca visível, apelativa e disponibilizar os produtos e serviços para a compra online. 

Lives Marketing

Esta estratégia utiliza interações “ao vivo” entre empresa, parceiros, clientes e colaboradores, de forma a promover o contato direto entre marca e público. 

Algumas técnicas de lives:

  • Organização ou a participação em conferências, feiras e congressos, eventos corporativos internos são uma forma de Live Marketing para que exista conexão e interação;
  • Promoção de oportunidades para que o público tenha uma experiência sensorial live com o produto ou serviço. Um exemplo são as demonstrações de serviços, degustações e distribuições de amostras grátis;
  • Transmissões ao vivo pelas redes sociais, como Facebook e YouTube. Estas técnicas permitem estabelecer um diálogo e aproximar a empresa dos utilizadores;
  • Flashmobs, nesta técnica é possível que multidões se encontrem para realizar ações específicas: por exemplo, apresentações de dança, compartilhar um propósito por alguns minutos. Várias marcas usaram os flashmobs para aproximar os seus clientes e criar um sentimento de identidade nas pessoas que compram seus produtos ou serviços.

Em 2020 o vídeo ao vivo rapidamente se tornou um dos tipos de conteúdo online mais populares. Para muitas pessoas e setores, as lives foram a salvação devido à capacidade de identificação e acessibilidade que fornecem.

Decerto, que será uma forte tendência de marketing digital para 2021, tendo em conta a pandemia e o distanciamento social que foi imposto.

Parceiros

Em conclusão e face a todas as mudanças que assistimos diariamente, a fim de que o nosso negócio funcione e devemos acompanhar as tendências. Escolhendo uma parceria que concretize de forma eficaz os objetivos da nossa marca e para isso, tem a SmartKISS.

Mantenha-se a par de todas as notícias, através da nossa página do Facebook, Instagram e não deixe de seguir o nosso blog para mais novidades.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pedir Orçamento

Veja o seu investimento converter-se em resultados.