Voltar

Interligar o marketing e as vendas em 3 pontos chave

Num mundo perfeito a equipa de marketing e a de vendas trabalhariam em conjunto e em completa harmonia. Mas nem sempre isso acontece. Por isso, aqui ficam 3 pontos chave para esta interligação.

Sales & Marketing business signpost

Infelizmente, a verdade é que, as equipas de marketing e de vendas estão muitas vezes desfasadas e em desacordo, sendo incapazes de ver os dois departamentos como uma parte comum a toda a estratégia.

Ora, mesmo algo tão simples como o desenvolvimento de um Blog e da política editorial do mesmo podem gerar conflitos entre os dois departamentos.

A grande diferença é que, utilizando o exemplo do Blog, o departamento de vendas apenas quer transmitir informações do produto e testemunhos dos clientes, enquanto que o departamento de marketing conhece a importância dos conteúdos mais informativos e apelativos aos utilizadores no geral.

Ora, por outras palavras, unir os departamentos de vendas e de marketing nem sempre é tarefa fácil, por isso, é necessários que vendedores e marketers unam esforços para conseguir esta uniformização e harmonia de comunicação.

Existem 3 alicerces base para o desenvolvimento desta harmonia:

1) Marketing como motor de conteúdos e vendas como mecanismo de aprendizagem e distribuição

Neste momento, marketers e vendedores conhecem a importância do conteúdo. Contudo, a dificuldade passa por ter a capacidade de comunicar desde temas atraentes para o público alvo em termos de informação, como de desenvolver conteúdos que sirvam como forma de distribuição.

Este desequilíbrio, modelo em que o conteúdo pode ou não acertar, torna o negócio mais instável o que pode provocar a perda de tráfego, em vez de gerar o seu aumento.

Para a maior parte, o conteúdo pode ser acertar ou errar – é comum dentro de programas de marketing para um punhado de artigos e fontes de tráfego para conduzir uma alta proporção de tráfego do site.

Uma forma de melhorar este conteúdo é fazer com que a equipa de vendas transmita aos marketers a opinião e dúvidas dos seus clientes, para que os produtores de conteúdos possam de alguma forma abordar essas dúvidas nos seus artigos.

pontoschave

2) Unir em torno de um objetivo comum em termos de ROI

Se o objetivo de um marketers for medido pelo número de Leads que consegue angariar, este trabalho fará com que o responsável de vendas passe mais tempo a fazer a triagem dos contactos adquiridos.

Ora, em termos de números, estes serão bastante bons para os marketers, mas em termos de qualidade de vendas, esta será diminuta.

Assim, é importante que o retorno de investimento seja estudado pelas duas equipas em simultâneo, como forma de analisar a otimização das campanhas da melhor forma.

3) Criar estrutura para realizar objetivos de comunicação

Neste ponto é importante que sejam realizadas reuniões semanais entre as equipas de marketing e vendas para que sejam alinhados os objetivos principais da comunicação.

Sejam eles em termos de produto e comunicação direcionada unicamente às vendas, sejam em termos de comunicação de conteúdo informativo.

A verdade é esta: se trabalhadas em conjunto, estas duas vertentes sairão sempre a ganhar, uma vez que potenciarão o que de melhor podem oferecer ao seu público alvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados