Voltar

Os melhores “Assuntos de E-mail” de sempre

Com a quantidade de e-mails que nos vêm parar à inbox todos os dias, impõe-se a necessidade de fazer uma seleção. E qual o critério mais comum? Sem dúvida, os “Assuntos de E-mail”.

Os melhores Assuntos de E-mail de sempre

Por dia, recebemos centenas de e-mails na nossa inbox, desde coupons a newsletters, resets de passwords, notificações das redes sociais, convites de amigos e/ou familiares, entre outros e-mails pessoais e do foro profissional.

Com certeza que já todos navegámos pela nossa inbox e decidimos deixar alguns destes e-mails por abrir. A verdade é que com a quantidade de informação que recebemos diariamente, é impossível não sentir a necessidade de filtrar e selecionar.

Então, qual é a razão que nos leva a fazer aquele extra mile para abrir um e-mail?

Normalmente, é a linha do Assunto. Pois afinal de contas, é a primeira impressão que temos do e-mail e é a única forma que temos de, logo à partida, julgar o conteúdo do mesmo.

É muito frequente, ao olharmos para um e-mail, questionarmos: Será que abrir este e-mail vai ser uma perda de tempo? Normalmente a resposta a esta questão tem por base, quase exclusivamente, a eficácia da linha do Assunto.

Obviamente que há outras condicionantes que nos fazem abrir ou não o e-mail, por exemplo, se o destinatário for o nome de um amigo ou familiar, o caso muda de figura. Contudo, a verdade é que cerca de 9 vezes em 10, é a linha do Assunto o fator determinante.

Se trabalha como email marketer, ou se por algum acaso, costuma enviar emails em nome da sua sempresa, é importante que saiba algumas dicas sobre como escrever bons Assuntos de e-mail, sob pena de não correr o risco de ser ignorado.

Os melhores Assuntos E-mail de sempre

Qual a melhor forma de aprender a escrever Assuntos de e-mail que não, a análise minuciosa de alguns destes copys, que resultaram extremamente bem?

1) “Uh-oh, a sua prescrição está a expirar”

Antecipar as necessidades dos clientes é sempre uma mais-valia.

Enviar um e-mail no timing certo é aumentar significativamente as probabilidades de que este seja aberto.

Mas o timing não é a única razão pela qual este Assunto funciona. Este Assunto é brilhante porque aparece na altura certa e com o tom certo. Usar a palavra de conversação “Uh-oh” faz com que o copy surja como uma mensagem amigável e prestável e não como uma empresa a tentar vender um produto.

2) Groupon: “O melhor da Groupon: as promoções que nos fazem sentir orgulhosos (ao contrário do nosso sobrinho, Steve)”

Nem sempre é fácil usar o humor nas suas estratégias de marketing, contudo, a Groupon parece conseguir acertar sempre.

Este Assunto não é exceção. A punch line “ao contrário do nosso sobrinho, Steve”, é absolutamente surpreendente pois não só nos faz rir como nos desperta a curiosidade.

3) Manicube: “Não abra este E-mail”

Já a alguma vez lhe disseram para não fazer alguma coisa? O fruto proibido é mesmo o mais apetecido. Dizer para não fazer algo, maioria das vezes tem precisamente o efeito contrário.

Essa é a estratégia por detrás do Assunto de E-mail enviado pelo Manicube. É uma forma simples mas eficaz de despertar a curiosidade dos utilizadores. A única coisa a ter em consideração é confirmar que o conteúdo do e-mail está de facto à altura desta frase do Assunto.

Há inúmeros outros exemplos de Assuntos de E-mail cativantes e apelativos, que vale a pena ler como fonte de inspiração.

Sendo os Assuntos de E-mail a primeira impressão que se deixa no destinatário, o importante é sempre destacar a nossa marca pela positiva, de forma original e sem que pareça uma mera venda.

Otimizar os Assuntos de E-mail é maximizar consideravelmente o impacto da sua campanha de E-mail Marketing.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados