Voltar

Otimize a Gestão das suas Campanhas de Google Adwords

Para um campaign manager conhecer os dados relevantes das suas campanhas de Google Adwords é extremamente importante. Só deste modo conseguirá otimizá-las da melhor forma.

Otimize a Gestao das suas Campanhas de Google Adwords

A verdade é que os gestores de campanhas de anúncios de Google Adwords devem ter em atenção inúmeros dados quantitativos e qualificativos na otimização das suas campanhas.

A análise desses dados depende não só do objetivo da campanha, mas também da forma como ela foi estruturada. Contudo, a escolha correta dos dados a analisar também é de extrema importância.

Assim, existem dados que podem facilitar a otimização das campanhas de Google Adwords e até reduzir o tempo despendido no desenvolvimento deste trabalho.

Por defeito, existem 5 colunas “escondidas” no documento de análise do Google Adwords. Por sinal são das mais relevantes em termos de otimização e redução de tempo.

1) Cliques assistidos de conversões

Grande parte dos campaign managers ou anunciantes privados têm tendência a remover ou diminuir o orçamento de palavras chave que tenham pouco rendimento (de acordo com o último clique) e com conversões diretas.

Contudo, através desta coluna, é possível compreender de forma mais abrangente quais as palavras chave que estão realmente a ter um maior impacto nos utilizadores online.

Esta coluna permitirá ter consciência de quais os cliques que conduziram a conversões e de que palavras chave partiram, para que o anunciante tenha uma visão mais abrangente da sua própria campanha.

Validar ou analisar palavras chave unicamente com base no último clique/conversão, pode reduzir prematuramente o sucesso de determinadas keywords. Assim, esta coluna permitir-lhe-á ter uma outra visão, que impulsionará a sua otimização.

otimize a gestao das campanhas de google adwrods

2) Ratio entre Cliques assistidos de conversões e os últimos cliques

Esta coluna permite analisar as palavras chave, anúncios e grupos de anúncios que contribuem mais ou menos para o aumento da taxa de conversão.

Assim, anunciantes e gestores de campanhas de Google Adwords podem utilizar esta coluna para compreender rapidamente quais as palavras chave que conferem maior sucesso ao funil de conversão da respetiva campanha.

Organizando esta coluna pelos valores mais altos, classificaremos facilmente quais as palavras-chave com mais sucesso e que devem ser mantidas na campanha.

3) Impressão – ação

Entre outros fatores, o número de vezes que o anúncio é exibido nos motores de busca depende do orçamento. Mas também do índice de qualidade, da segmentação, do produto ou serviço anunciado e até da competitividade do setor de negócio.

Assim, através da coluna search impression share é possível quantificar diversas variáveis numa única métrica.

Esta coluna é assim uma excelente forma de conseguir, rapidamente, identificar quais as palavras chave, anúncios e grupos de anúncios que estão a gerar um maior número de impressões.

Após essa análise, é importante conjugar esses dados com os valores do orçamento geral, índice de qualidade e configurações de segmentação. Assim, podemos definir quais serão os próximos passos para aumentar o sucesso da campanha.

Uma das métricas mais utilizadas que, no entanto, não aparece nos relatórios padrão do Google Adwords, o índice de qualidade das campanhas. Este ajuda-nos a compreender o sucesso ou insucesso da campanha.

É através desta métrica que campaing managers e anunciantes particulares conseguem perceber, por exemplo, o porquê da sua campanha não aparecer na primeira página de resultados do motor de busca.

É, ainda assim, complicado definir o que é um bom índice de qualidade. De acordo com especialistas, um bom quality score ronda acima de 6. Contudo, estes valores dependem obviamente da campanha, do seu objetivo, do público alvo e de muitos outros fatores.

5) Bid estimado

Esta quinta coluna relaciona-se sobretudo com as melhores práticas de monitorização e otimização das campanhas de Google Adwords. Especialmente no caso de campanhas com bids otimizados manualmente.

Caso não se analise esta coluna, como pode um campaign manager saber quais os bids necessários para aparecer nas três primeiras posições de anúncios nos motores de busca?

Através desta coluna, podemos definir quais os valores de bids que pretendemos para que nosso anúncio seja exibido nos três primeiros lugares.

A verdade é esta: uma boa campanha de Google Adwords não depende apenas da forma como se lança ou idealiza. Temos que ter em conta a forma como se otimiza. E para que essa otimização seja desenvolvida corretamente, é necessário um trabalho de análise exaustivo.

Leia outros artigos através do nosso blog e saiba todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Gostou do artigo? Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados