Voltar

Lista de Keywords Negativas nas campanhas Google Adwords

Construir uma lista de keywords negativas é um dos passos mais importantes na otimização de uma campanha de adwords.

lista de keywords negativas

A construção e manutenção de uma lista de keywords negativas é um processo que consome alguma energia, principalmente quando falamos de campanhas extensas com muitas keywords.

Contudo, esta otimização é absolutamente essencial, visto que contribui fortemente para a maximização do ROI (retorno do investimento) de uma campanha de Adwords.

As duas grandes vantagens de criar e manter uma lista de keywords negativas reside sobretudo: no controlo de investimento e na descoberta de novas oportunidades.

Para que serve uma lista de keywords negativa?

Para que determinado anúncio apareça nos resultados de pesquisa de um potencial cliente é necessário investir no bidding das keyword relevantes para o negócio que irá ser anunciado.

Essas keywords podem despoletar muitas vezes termos relacionados ou idênticos mas que nem sempre trazem até ao anúncio os potenciais clientes.

Como prevenir que o anúncio apareça a pessoas que não têm interesse?

Dando como exemplo o mercado de Maçãs.

Imaginemos que uma determinada empresa vende maçãs reinetas, provavelmente a palavra maçãs vai ser uma das keywords escolhidas.

No entanto, tendo em conta a generalidade da palavra, é normal que esta keyword chegue a termos de pesquisa relacionados, mas que nem sempre são do interesse da empresa, como é o caso das keywords “maçã gala” e “maçã cozida”.

É aqui que a lista de keywords negativas entra. As keywords “maçã gala” e “maçã cozida” devem ser excluídas da campanha colocando-as na lista de keywords negativa.

É esta a função de uma lista de keywords negativas. Excluir palavras indesejadas que informam o Google de quais os termos de pesquisa irrelevantes para o negócio.

lista de keywords negativas

Como identificar keywords negativas?

Antes de mais é necessário analisar o que é que as pessoas pesquisam, por exemplo, através dos resultados de pesquisa do motor de busca ou através do Keyword Planner e do Search terms report.

Não é que os termos negativos apareçam na realidade como sendo termos negativos, no entanto, tanto no motor de busca como no keyword planner ao pesquisarmos uma keyword aparecem termos relacionados que, imediatamente, percebemos não serem relevantes para o negócio em causa.

No report dos Search Terms, aparecem termos que o utilizador pesquisou e que despoletam os anúncios das campanhas de adwords. Através deste report é possível perceber quais os termos que estão relacionados e quais os termos que levaram aos chamados cliques erráticos.

Assim, conclui-se que, investir tempo na análise de keywords e na construção de uma lista atualizada de keywords negativas é uma das grandes chaves para o sucesso de uma campanha de Adwords.

Aumenta a eficiência, a eficácia e sobretudo contribui para o aumento do ROI de uma campanha de Adwords. O tempo investido transforma-se rapidamente em redução de custos.

Disparar em todos os sentidos muitas vezes é sinónimo de mais tráfego mas também de mais lixo. Negativar keywords é o caminho para o tiro certeiro, ou seja, o grande objetivo.

Ainda que a maioria dos anunciantes saiba e conheça a forma de o fazer está provado que este é um dos passos onde, erradamente, poucos negócios perdem tempo e energia desperdiçando assim oportunidades nas campanhas de Google Adwords.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados