Voltar

5 dicas para melhorar a qualidade das Leads

Gerar leads com qualidade através de campanhas PPC pode ser um trabalho minucioso e metodológico.

5 dicas para melhorar a qualidade das Leads

No comércio eletrónico, alguém compra um produto e as receitas são imediatamente geradas a partir da conversão ou venda.

Ao focarmo-nos na geração de leads, as conversões iniciais podem ser enganadoras, porque enquanto é possível gerar 50 leads, talvez apenas 2 dessas 50 sejam vendas.

Tendo em conta que o lucro advém das vendas, o objetivo deve ser sempre trabalhar para a venda e não para a lead, sendo que esta última nada nos garante.

Seguem 5 dicas importantes para ajudar a melhorar a qualidade das leads e consequentemente eliminar tráfego irrelevante.

Rastreamento de leads para as conversões offline

Certifique-se de que tem um bom sistema de monitorização offline que permite o acompanhamento das leads.

Ferramentas de monitorização offline variam de setor para setor. Alguns anunciantes usam programas como o “sales force “ou até mesmo algo tão simples como uma folha de excel.

Tudo o que é necessário para ajudar a determinar a qualidade e o tempo de vida da lead é crucial em termos de optimização da qualidade versus quantidade.

Search Partners

Parceiros de pesquisa, ou “search partners” do Google ou Bing podem ser grandes oportunidades de crescimento.

Ainda que a qualidade de leads geradas a partir desses parceiros seja mais questionável, a verdade é que esta rede do Google inclui centenas de sites.

No Bing, os parceiros de pesquisa tendem a ser ainda mais “descontraídos” o que contribui para um desempenho menos qualificado.

Uma boa vantagem do Bing é que é possível separar campanhas e ter uma com esta opção selecionada e outra sem.

É importante analisar a origem da conversão, pois caso se verifique menor qualidades proveniente das leads dos “search partners” é possível desseleccionar esta opção.

Termos com correspondência ampla

Os termos de correspondência ampla também são considerados uma das razões para obter leads menos qualificados.

Enquanto em termos gerais pode ser ótimo para aumentar o volume, estas keywords terão de ser acompanhadas de perto e se necessário negativar alguns termos para controlar o tráfego indesejado.

Outra maneira de ajudar a aumentar a qualidade das leads é testar o “keyword modifier”.

No Bing,  estudos confirmam que ao modificar a correspondência ampla nas palavras chave para “broad match modifier” o investimento reduziu em 50%, enquanto as conversões offline aumentaram em 5%.

5 dicas para melhorar qualidade das Leads

Rede de Display

Exibir campanhas de display sem estratificação adequada, pode ser um dos maiores erros na baixa de qualidade das leads.

Embora mais  uma vez, em rede display a qualidade das leads possa ser questionável, o volume é mais elevado do que as campanhas de pesquisa.

A coisa mais importante a fazer em campanhas de anúncios de display é rever regularmente e excluir canais. Analisar os dados de posicionamento vai ajudar a garantir que campanhas de anúncios display estão a receber o tráfego mais qualificado.

Negativar ou parar palavras-chave

Através da análise de dados da campanha é possível perceber padrões de pessoas provenientes de determinadas keywords que são menos susceptíveis de converter quando visitam o website.

Nesse caso pode ser necessário excluir endereços IP, parar palavras-chave ou mesmo negativar alguns termos para ajudar a aumentar a qualidade das leads.

As palavras chave negativas são uma peça importante para o sucesso de campanhas PPC. Na geração de leads esta tarefa é especialmente crucial.

Deste modo, garantir a expansão, otimização e manutenção da conta é uma preocupação que nunca deve ser descurada.

As dicas acima são uma poderosa ajuda para orientar e melhorar a qualidade das leads angariadas. Experimente e teste, caso já siga algumas das indicações em cima apresentadas não se esqueça da sua importância e verificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados