Voltar

Google Search Funnels

Recentemente o Google anunciou a chegada de uma nova forma de analisar os Search Funnels do Adwords.

funil de vendas

Os Search Funnels têm a função de mostrar todo o caminho percorrido pela lead até ao momento da conversão. Os relatórios dos search funnels podem ainda conter informações sobre os anúncios de search, como por exemplo os cliques e as conversões.

A informação contida nos Search Funnels ajuda a perceber e a analisar como é que os utilizadores pesquisam pelos produtos de determinada empresa antes de efetuarem uma conversão, como pensam e atuam antes de uma compra, por exemplo.

Compreender as keywords, os adgroups e campanhas que assistiram a conversão e analisar essa informação é sem dúvida preponderante na potencialização da eficiência e eficácia de uma campanha.

Recentemente o Google Adwords atribuiu uma nova forma de analisar os Search Funnels.

“Attribuiton modelling” veio estabelecer regras para definir como é que as conversões são contabilizadas e a que passo do funil se atribuí a “responsabilidade” da conversão.

Nos Search Funnels agora os anunciantes podem analisar 5 modelos de atribuição diferentes e comparar até modelos de atribuição em simultâneo com a análise de keywords, adgroups e campanhas que fazem parte do funil.

Os cinco modelos de atribuição da nova ferramenta são:

– O último clique: o crédito da conversão é dado ao último clique.

– O primeiro clique: o crédito da conversão é dado ao primeiro clique.

– Linear: Distribui o crédito das conversões igualmente ao longo dos vários cliques do caminho.

– Desvalorização do tempo: concede mais crédito aos cliques que acontecem perto do momento da conversão.

– Baseado na posição: dá 40% de crédito ao primeiro e à última keyword clicada, deixando uns 20% para os restantes cliques envolvidos no caminho.

google search funnels

Como referido, aumentar a eficiência de uma campanha de adwords passa por descobrir e priorizar as keywords, adgroups e campanhas que assistiram essa conversão, sendo que contribuíram igualmente para esse fecho.

Assim sendo, a nova categorização do search funnels – “attibuition modelling” – vem facilitar a vida aos marketers, visto que, auxilia na compreensão do funil da campanha e consequentemente leva a uma maior efetividade do próprio funil de vendas da empresa em questão.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados