Voltar

Formatos de anúncios Google Adwords

São inúmeros os formatos de anúncios disponibilizados nas campanhas de Google Adwords, e cada um tem o seu objetivo específico.

formatos de adwords

Esses formatos dependem essencialmente do tipo de campanha em vigor, caso a campanha seja de search ou de display, e podem ser melhorados com o algumas das extensões de anúncios do próprio Google.

Ao anunciar somente em search, os anúncios serão apresentados ao lado dos resultados de pesquisa. No caso de ser uma campanha de display, os anúncios serão apresentados dentro dos sites da rede do Google.

Cada formato de anúncio tem os seus próprios benefícios. Há a possibilidade de correr diferentes tipos de anúncios dentro de uma conta e numa mesma campanha a perceber qual o formato que funciona melhor.

Existem 7 tipos diferentes de anúncios disponíveis: anúncios de texto, de imagem, de vídeo, aplicações, WAP mobile, listas de produtos e anúncios dinâmicos de search.

Os anúncios mais habituais são os anúncios de texto. A grande vantagem deste tipo de anúncios está na facilidade de manutenção e também na capacidade de alcance de clientes, sendo que, estes se encontram maioritariamente nos resultados de pesquisa do Google.

Os anúncios de texto estão disponíveis tanto para campanhas de search como de display, sendo que têm uma maior eficácia em campanhas de search.

Os anúncios gráficos tem diferentes tamanhos, como é o caso do banner ou do skyscrapes e podem ser estáticos ou dinâmicos. Aqui podem-se usar anúncios animados no formato gif ou flash A oportunidade aqui surge da componente imagem que é sem dúvida um fator de sedução para o utilizador.

Estes anúncios estão apenas presentes na rede display, ou seja, em websites parceiros da Google.

anúncios do google adwords

Os anúncios WAP, são anúncios com formatos ajustados aos dispositivos móveis wap. WAP (Wireless Application Protocol) é uma norma de acesso a informações através de uma rede sem fios para dispositivos móveis.

A principal vantagem dos anúncios WAP está na capacidade de ligação a utilizadores enquanto estes viajam ou segmentar segundo a localização dos utilizadores.

Para aplicações existem também uns anúncios específicos, que as promovem e incentivam à transferência direta dessas aplicações através de anúncios. A principal vantagem deste formato de anúncios é mesmo a capacidade de direcionar o utilizador diretamente à transferência da aplicação.

Os anúncios de vídeo são anúncios apenas disponíveis nas campanhas de display. Este tipo de anúncios é sem dúvida o mais apelativo e interessante enquanto experiência para o utilizador.

Por último, os anúncios de listagem de produtos, que consistem em anúncios de texto com informações adicionais sobre o produto, como o preço e imagem. Estes anúncios direcionam o utilizador para uma página onde este pode comprar  os produtos que deseje.

O grande beneficio deste género de anúncios advém do incentivo mais direto à compra de produtos de um determinado website mesmo antes destes clicarem nos websites.

Assim, na escolha do formato do anúncio é importante ter em conta o objetivo da campanha, o comportamento do público alvo bem como as características do produto ou serviço em questão.

A verdade é que, cada formato tem as suas vantagens e desvantagens por isso nem todas as campanhas podem conter todo o género de formatos de anúncios. Desta forma, a definição do objetivo deve estar sempre na mente de cada anunciante, sendo este o ponto mais importante para alcançar o sucesso de qualquer que seja a campanha de anúncios na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados