Voltar

O Funil de Vendas Online

O funil de vendas online é sem dúvida uma das noções mais importantes a ter em conta, seja qual for a empresa ou a natureza do negócio.

funil de vendas

O objetivo de qualquer campanha de marketing online é incentivar os consumidores a terem uma ação, seja isso, deixar um contato, comprar um produto ou, por exemplo, fazer um download.

Quando um cliente faz uma dessas ações, existe a possibilidade de visualizar o caminho feito pelo respetivo desde do início até ao chamado momento de conversão.

Deste modo, de uma forma geral, o funil do universo online contém os seguintes passos: visualização do anúncio, chegada ao website, recepção de informação publicitária e, por último, conversão do prospeto (lead) em cliente.

Os marketers devem mapear este caminho até à conversão e perceber como funciona o funil da sua empresa. Qual o caminho a percorrer até à venda?

Cada empresa, cada marketer, deve desenhar o funil online da sua empresa e perceber como melhorar e onde melhorar. Encontrar o problema e a solução será muito mais fácil após a definição clara deste funil.

Quanto maior for o entendimento e percepção do funcionamento do funil de vendas, de como atua e reage perante o consumidor,  melhor será a optimização deste mesmo funil e a taxa de conversão em vendas.

e-mail marketing

Como já referido anteriormente, o funil não é estanque muito menos igual para todos os negócios. De qualquer forma todos os funis têm uma base, um meio e um topo.

A base do funil e vendas online é largo, pois diz respeito ao tráfego proveniente de diferentes fontes: o tráfego orgânico, as campanhas pagas de search e as campanhas de display (Google adwords), marketing nas redes sociais, email marketing ou qualquer outra campanha me marketing offline.

É importante dizer, que diferentes fontes podem corresponder a diferentes fases do funil, visto que muitas vezes podemos estar a dirigir-nos a utilizadores com motivações distintas.

Depois da base encontramos o meio do funil. Neste passo o objetivo é qualificar o tráfego, logo, após esta qualificação algum tráfego fica por aqui e apenas o tráfego de qualidade manter-se-á no funil.

O último passo do funil, isto é, o fundo, é converter esse tráfego em reais consumidores. Para o fecho dos clientes cada produto, serviço ou empresa deverá ter uma estratégia adaptada para concretizar a ação pretendida.

Em suma, um funil de vendas pode ser extremamente simples ou muito complexo, pode ter apenas estas 3 etapas, como demos de exemplo, ou poderá ter múltiplas etapas até ao fecho do cliente.

Um funil simples de vendas online pressupõe geração de tráfego, um site otimizado para conversão e um sistema efetivo de follow up das Leads . Funis complexos podem envolver  diferentes fontes de leads e sistemas de follow up de maior estrutura.

Perceber o conceito de funil online de vendas, leva a um maior entendimento e compreensão do modelo de negócio e uma maior aptidão para se fazer uso de ferramentas de marketing em diferentes momentos desse funil.

Identificar qual a componente que funciona em cada etapa possibilita uma maior taxa de conversão e consequentemente retorno de investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados