Voltar

Como economizar tempo na gestão de Campanhas de Adwords

A gestão de campanhas de Google Adwords, principalmente quando nos referimos a contas maiores pode ser um processo demorado.

campanhas

Existem, no entanto, algumas práticas que podem ajudar os anunciantes a ter uma maior eficiência nessa gestão.

Ao longo dos tempos o Google Adwords tem vindo a desenvolver ferramentas de automação que têm exatamente este fim, o de poupar tempo.

Automatic bidding é uma dessas ferramentas, que neste caso, facilita em termos de bidding, isto é, o custo por clique que cada anunciante está disposto a pagar.

Esta opção de bidding, permite ao anunciante colocar o bidding em piloto automático.

O anunciante apenas define o montante máximo que está disposto a pagar por cada clique e o adwords gere automaticamente esses bids sempre com o objetivo de obter o máximo de cliques, tendo em conta o budget estabelecido pelo o anunciante.

Em muitos casos, esta opção demonstra ser uma solução bastante eficiente, não só pelo menor gasto de tempo como pelos resultados apresentados, que podem ser melhores que a outra forma de bidding .

O Google Adwords permite fazer outras configurações com as opções de bidding flexíveis, como seja a possibilidade de ter diferentes tipos de bidding dentro da mesma campanha.

Caso queira controlar mais ao pormenor os bids num adgroup, e noutro adgroup queira perder menos tempo poderá colocar o CPC manual e o automatic em conjunto na mesma campanha.

Quando ou em que situações faz sentido usar este tipo de bidding?

Depende sobretudo dos objetivos de uma campanha.

Se o objetivo é atingir constantemente um budget, se o anunciante em questão não tem tempo ou prefere não dispensar tempo controlando ou fazendo update de bids manuais ou até mesmo se o objetivo principal é aumentar o tráfego de um website então esta opção de bidding é a indicada.

Em que situações um anunciante não deve usar este tipo de bidding?

Não será uma boa opção caso os objetivos definidos incluam manter uma específica ad position ou CPL (custo por conversão) para a campanha inteira.

Como foi anteriormente referido a plataforma do Google Adwords está em constante desenvolvimento e melhoria, todos os anos os anunciantes do Adwords são informados de novas ferramentas ou upgrades das mesmas já existentes.

Estas ferramentas e diferentes opções de gestão devem ser testadas e pensadas. Mesmo quando nos referimos a campanhas mais estabilizadas, é importante repensá-las e perceber até que ponto se pode beneficiar com algumas alterações na sua gestão.

Assim, podemos concluir que as ferramentas de automação disponibilizados pelo google e, neste caso, mais concretamente, referente às opções de bidding, são uma solução eficiente e que pode até apresentar melhores resultados.

Contudo, devem ser equacionadas pelo anunciante tendo em conta os objetivos e contornos da estratégia de publicidade e marketing de cada campanha.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados