Voltar

5 formas de aumentar as opiniões em apps mobile

A grande maioria dos marketers tem consciência de que o sucesso das apps mobile depende das opiniões trocadas entre amigos.

5 formas de aumentar os comentarios em apps mobile

A verdade é esta: o marketing é feito de influências, sendo esta a principal razão que leva os marketers a aumentar o budget para usar o influencer marketing e ao mesmo tempo a preocuparem-se com a satisfação dos consumidores e passagem de mensagem entre os mesmos.

O facto de recebermos o feedback positivo relativamente a um restaurante faz com que mais rapidamente façamos um jantar nesse mesmo espaço. E o mesmo acontece com as apps mobile.

Além disso, estas opiniões e comentários podem ainda influenciar a forma como as aplicações são vistas nos resultados de pesquisa da App Store.

Com o mercado cada vez mais sobrecarregado de inúmeras aplicações e com o aumento da concorrência no marketing mobile, cada vez mais a comunicação deve ser direcionada especificamente à audiência mobile e sobretudo focada na existência de comentários positivos.

Contudo, os comentários positivos não caem do céu e não surgem devido à pro-atividade dos utilizadores. Por isso, a existência destes comentários deve ser estimulada por parte dos marketers. Mas como?

1)   Utilização de um plugin app review

A forma mais rápida e fácil de obter “revisões” sobre as aplicações passa por pedir diretamente aos utilizadores que dêm a sua opinião.

Há uma série de plugins turn-key disponíveis para iOS e Android que solicitam o preenchimento por parte dos utilizadores, de forma intuitiva.

O Appirater, um dos plugins mais usados para as aplicações desenvolvidas para iOS, solicita a opinião dos utilizadores, através do seu preenchimento, após a utilização da aplicação.

Este plugin, que tem também uma versão para Android, deve se configurado da melhor forma, para que o popup não surja ao utilizador logo depois do download da aplicação, uma vez que pode despoletar comentários negativos.

2)   Incentivar os utilizadores a dar a sua opinião sobre a aplicação

A verdade é que os utilizadores não gostam de popups e a grande maioria ignora-os quando aparecem. Por isso, se queremos ter comentários positivos às aplicações, é necessário estimular os fãs.

Um incentivo simples de implementar, por exemplo, passa por recompensar os fãs que dão a sua opinião sobre a aplicação, no caso de jogos podem ser oferecidos determinados pontos.

Ao saberem que vão receber um “presente” mais rapidamente os utilizadores vão clicar no popup e preenchê-lo. No caso do Tripadvisor estas formas de incentivo são proibidas.

review app mobile

3)   Desenvolvimento de helpshift para prestar apoio aos utilizadores

O melhor caminho para conseguir comentários positivos passa por oferecer um serviço inovador e de qualidade aos utilizadores da aplicação.

Algumas aplicações têm já um botão que disponibiliza um formulário de email para enviar comentários, contudo, de uma forma simples é possível oferecer aos utilizadores um helpshift integrado na aplicação.

Esta funcionalidade permite a troca de mensagens, questões ou dúvidas entre utilizadores e gestores da aplicação ou serviço, o que poderá ajudar os utilizadores a navegar na própria aplicação.

No fim desta troca de mensagens, os gestores podem pedir aos utilizadores que façam um “review” da aplicação.

4)   Lançamento do popup

Ora, para que os utilizadores tenham uma boa experiência e se sintam confortáveis para enviar a sua opinião sobre a aplicação, é necessário que já tenham tido oportunidade de navegar na mesma, não fazendo apenas o download.

Assim, o popup de pedido de ser bem estruturado e deve chegar ao utilizador apenas depois de este ter utilizado a aplicação, sendo este um erro recorrente de inúmeras empresas.

5)   Desenvolvimento de concursos na aplicação

Uma ótima forma de aumentar os comentários à aplicação passa pelo desenvolvimento de concursos em diversos fóruns online.

Desta forma, é possível captar a atenção de diversos utilizadores para a aplicação e para a necessidade de deixarem o seu comentário.

A verdade é que cada vez mais empresas apostam em aplicações mobile, até mesmo gigantes das redes sociais estão cada vez mais atentos a esta necessidade, por isso, é urgente que as empresas tenham consciência das potencialidades mobile.

A acrescentar ao desenvolvimento de aplicações, existe ainda a necessidade de desenvolver websites responsive com o intuito de potenciar a presença da empresa neste universo cada vez mais emergente – o universo mobile.

Este universo online cresce de forma exponencial, acompanhando a revolução dos smartphones que já ultrapassam o número de pc’s.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados