Voltar

Qual é a diferença entre SEM, SEO, PPC e o Adwords?

Os termos SEM, PPC e SEO são frequentemente utilizados entre os profissionais do marketing online. No entanto, muitas vezes estes conceitos tornam-se confusos.

Qual a diferenca entre SEM - SEO - PPC e o Adwords

SEM
SEM, search engine marketing é trabalho técnico projetado para aumentar a visibilidade de um site no Google e outros motores de busca. SEM inclui:
– SEO, Search Engine Optimization;
– SERM, que é a gestão da reputação dentro dos motores de busca;
– PPC, Pay-Per-Click Advertising , inclui os anúncios no Google AdWords, Yahoo, Bing ou outros motores de busca e outros sites desde que sejam campanhas em que se paga ao clique.

SEO 
SEO é um trabalho que otimiza websites para os motores de busca, com o objetivo de obter uma boa posição nos resultados de pesquisa quando as pessoas procuram por palavras-chave que se relacionam com o seu site.

SEO refere-se apenas aos resultados de pesquisa orgânicos que em nada tem a ver com os anúncios pagos ou PPC.

No caso da pesquisa orgânica não é possível pagar para aparecer numa melhor posição nos motores de busca, neste caso é necessário trabalhar a longo prazo para obter bons resultados.

SEO está diretamente relacionado com a satisfação dos utilizadores online, e porquê?

Quando nos referimos a um website cujas estratégias de SEO estejam a ser bem implementadas, falamos de um website que é fácil de entender, de navegar, ou seja que tem conteúdos de qualidade com uma boa construção a nível técnico.

Para além disso, os utilizadores desejam encontrar algo que é diretamente relevante com o que pesquisaram. A relevância é mais uma vez um dos pontos cruciais deste tipo de estratégias.

Uma vez construído um bom site para os visitantes e em conjunto com a implementação de um bom SEO o website terá todas as condições reunidas para obter uma boa posição nos motores de busca.

seo_sem

PPC
PPC, ou seja, Pay-per-click é a publicidade paga e inclui anúncios no Google, Yahoo, Bing, e outros motores de busca e sites desde que sejam campanhas em que se paga ao clique.

É fácil identificar os anúncios pagos do «AdWords» nos resultados de pesquisa do Google, pois estes encontram-se numa zona de destaque logo em cima dos resultados de pesquisa ou então do lado direito da página web.

Normalmente os anúncios PPC só são cobrados quando um utilizador clica no anúncio.

A plataforma de anúncios PPC mais popular é o Google Adwords,. O Adwords afirma-se como a escolha mais rentável devido à percentagem alta de tráfego no motor de pesquisa do Google.

No entanto, esta plataforma é cada vez mais competitiva e cara a cada dia que passa.

Os anúncios PPC mais comuns são os anúncios de texto, no entanto também é possível anunciar através de outros formatos como a imagem e o vídeo.

PPC é uma maneira fácil de promover o site, produto ou serviço de uma empresa e de aparecer em 1º lugar quando um utilizador pesquisa por essas empresa.

Os anúncios pay-per-click são de um modo geral rentáveis quando as empresas têm como público alvo um segmento específico do mercado, com um produto ou serviço ou oferta relativamente única e quando têm uma concorrência baixa melhor.

Alguns profissionais e clientes acham que apenas é preciso uma boa dose de bom senso e intuição para obter sucesso em SEM, mas a verdade é que é preciso bem mais do que isso.

Desta forma contratar experts em SEO e SEM são pormenores decisivos no sucesso das campanhas das empresas, pois estamos a falar de questões que envolvem técnica, conhecimento e sobretudo tempo de análise e implementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados