Principais tendências das redes sociais por Zuckerberg
Numa conferência recente, o co-fundador do Facebook anunciou quais seriam, na sua opinião, as principais tendências das redes sociais no futuro.
Numa conferência recente, Mark Zuckerberg (co-fundador da rede social mais popular do mundo, o Facebook), lançou algumas previsões relativas ao futuro das redes sociais nos próximos dez anos.
As principais tendências, na sua perspectiva são:
1) Haverá muito mais pessoas na Internet;
2) Será mais provável que o envio de mensagens se faça via fotos e SMS e que os antigos web interfaces percam a viabilidade;
3) O futuro da informática é a realidade aumentada: uma comunicação avançada e sem distrações.
A primeira permissa não é surpresa nenhuma. Estudos recentes estimam que o subcontinente indiano irá duplicar a sua base de utilizadores até 2018, atingindo cerca de 526 milhões de pessoas conectadas.
Meios Alternativos
Os meios alternativos de envio de mensagens, também estão em evidente expansão. Por exemplo, a aplicação Whatsapp (propriedade do Facebook) já ultrapassou as tradicionais SMS em número de mensagens enviadas.
O Snapchat, um mecanismo de comunicação através de fotografias momentâneas, também cresceu exponencialmente tendo agora cerca de 100 milhões de utilizadores.
Contudo, o texto parece ser apenas uma pequena parcela do futuro da Internet. Por exemplo, o Relógio Apple promete conectar os utilizadores através de vibrações táteis (como envio do nosso batimento cardíaco em forma de vibração para o relógio de pulso do destinatário).
Na perspectiva do criador do Facebook, Zuckenberg, a diversidade de formas através das quais as pessoas partilham coisas, os momentos que as pessoas comunicam, e as ferramentas que utilizam para permanecer conectadas, continuarão a crescer fortemente nos próximos tempos.
Grande previsão
Mas a grande previsão é a realidade aumentada. Segundo Zuckenberg, nos próximos 10 a 15 anos, haverá uma nova plataforma, ainda mais natural e ainda mais engrenhada nas nossas vidas que os telemóveis.
O co-fundador da maior rede social do mundo afirma que é muito fácil de imaginar que no futuro haverá algo que possamos vestir/usar, que será tão natural como os óculos. Fornecerá um contexto do que se está a passar no mundo, da realidade em redor.
Zuckenberg vai ainda mais longe, dizendo que esta plataforma nos irá também permitir comunicar com as pessoas e não ter conversações disruptivas “ao olhar para o chão.”
De acordo com a sua opinião, a empresa de realidade virtual Oculus poderá ter um papel fundamental nesta plataforma de realidade aumentada. Talvez seja por essa razão que o Facebook pagou um bazilião de dólares pela recém-nascida startup.
Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!