Voltar

Redes sociais mais usadas pelos artistas

As redes sociais e as estratégias de social media são atualmente uma mais valia para todas as áreas de atuação da sociedade, os músicos são exemplo disso.

Músicos nas redes sociais

Desde o seu aparecimento, as estratégias de Social Media têm-se tornado uma valiosa ferramenta para diversas indústrias, nomeadamente para a indústria da música, assim temos o aparecimento do marketing social.

A verdade é que, tal como acontece em diversos perfis empresariais, as páginas de Facebook, Google +, Twitter, Instagram e YouTube dos artistas, impulsionam fortemente a divulgação dos seus trabalhos, bem como a criação de diversos grupos de fãs.

Uma das curiosidades mais marcantes sobre a atividade dos músicos nas redes sociais passa pelo facto de sete das contas de Twitter com maior número de seguidores pertencerem a artistas.

Atualmente, Katy Perry é a cantora com maior número de seguidores, contando já com mais de 50 milhões de followers, sendo a pessoa com maior número de seguidores na rede social Twitter.

O surgimento das páginas oficiais de artistas nas diversas redes sociais é uma tendência que continua em crescimento e comprova o excelente desempenho das redes no que toca ao aumento de notoriedade, aumento de vendas e de reconhecimento, tanto das marcas como de artistas.

Como pode o Social Media contribuir para o aumento de notoriedade dos artistas junto dos fãs?

Facebook para artistas

Facebook Rihanna

No caso do Facebook, este permite atualmente, a partilha de playlists entre amigos e a visualização do título e cantor da música que outro utilizadores estão a ouvir. Além disso, esta rede social tem ainda a opção de ouvir a música diretamente na página de Facebook de determinado artista.

O Facebook adicionou, recentemente, a funcionalidade de reprodução automática de vídeos que aparecem no Feed Notícias, este que sofreu alterações depois da mudança de algoritmo do Facebook.

Esta é uma ótima forma de chegar aos fãs e partilhar com os utilizadores algumas novidades do seu percurso bem como imagens dos bastidores. Uma vez que, apesar de trabalhada de forma rígida, a rede social Facebook pode ser vista como um meio de comunicação mais informal.

Google +

Graças à integração do conteúdo realizada diretamente entre o Google e o YouTube e às caraterísticas como sejam os Hangouts disponibilizadas no Google Plus, esta tornou-se uma aposta realmente forte para todos os artistas.

Músicos comos Will.I.Am e o grupo Black Eyed Peas começaram a utilizar a ferramenta de hangouts para cativar e envolver os fãs, antes e depois dos concertos, obtendo resultados magníficos.

O Google adicionou ainda, mais recentemente, o modo Studio, opção que permite aos radiodifusores otimizar a qualidade do som e da voz. Este simples ajuste, torna o som mais claro, equilibrando-o e aumentando a sua qualidade, tornando os hangouts mais eficientes em termos de som.

Instagram

Apesar da versão de vídeo não ter sido lançada unicamente para músicos, a verdade é que, através da sua utilização correta é possível tornar o Instagram numa grande mais valia para a promoção dos artistas na internet.

O caso de Justin Timberlake é um dos casos de sucesso. O cantor partilha, no seu perfil do Instagram, fotografias dos locais de venda dos concertos, bem como dos concertos e momentos que decorrem nos bastidores. As fotografias partilhadas pelo cantor chegam a obter 84 mil “gostos” e mais de mil comentários.

A rede social não foi adotada apenas pela geração mais jovem de artistas. Também a lenda Paul McCartney usa o Instagram para partilhar e promover o seu álbum mais recente.

Twitter

Lançada em Abril de 2013, a aplicaçãoo Twitter #Music é um mecanismo de descoberta de música independente que analisa todos os dados de música compartilhados através da rede social, ao longo dos dias.

O serviço é totalmente gratuito, e usa a atividade da rede social como os tweets e outras formas de interação para identificar as faixas mais populares de entre os seus utilizadores.

Os utilizadores desta aplicação pode ouvir músicas de diversos artistas, encontrar músicas semelhantes e relacionadas, bem como seguir os seus artistas preferidos na rede social e ver quem eles seguem.

YouTube

A melhor e maior plataforma para os artistas. O YouTube conta já com mais de 1 milhão de visitas únicas por dia, sendo atualmente o segundo maior motor de busca do mundo.

Esta plataforma, que prova a importância do vídeo para os negócios, permite aos artistas a partilha das suas música. A interação existente entre o Google e os youtube, permite-lhes conseguir primeiros lugares no próprio motor de busca.

A verdade é que também os conteúdos de vídeo colocados em sites e blogs privilegiam a sua posição no ranking dos motores de busca.

Os métodos tradicionais de interação com a música continuam a existir, contudo, é interessante a forma como as redes sociais e o social media impulsionam o reconhecimento dos artistas.

Nestes meios de comunicação é necessario mais cuidado, uma vez que facilmente pode gerar uma crise relativamente à imagem dos artistas. As redes sociais possibilitam que estes artistas interajam de forma mais próxima com os seus fãs e os façam sentir parte integrante da sua vida.

Atualmente, os músicos e as suas equipas de marketing são encorajadas a estar presentes em todos os meios de comunicação, no sentido de passar mais facilmente e de forma clara a mensagem do artista.

A imagem que os fãs têm destes artistas e também das marcas, que têm presença assídua nas redes sociais, é a que eles transmitem nas redes sociais.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados