Voltar

Como testar websites em dispositivos móveis

Como o forte crescimento do mobile é imperativo para as marcas terem websites, blogs e conteúdos otimizados para dispositivos móveis.

como testar websites dispositivos moveis

Com o rápido crescimento do mercado mobile, as marcas têm de testar os seus websites em todos os dispositivos para que a navegação multi-dispositivos por parte do utilizador seja fluída e ocorra sem distrações desnecessárias.

Aquando da criação de um website, as marcas têm de perceber quais as melhores formas para que este resulte em todos os ecrãs, contudo é complicado andar a saltar de dispositivo em dispositivo sempre que se faz uma alteração.

É para resolver estas situações que os emuladores para computador entram em cena, isto é, é possível ter de certa forma os dispositivos móveis no computador, recorrendo para isso ao uso de emuladores de sistemas operativos móveis.

Com o recorrente desenho de websites responsivos, conseguir desenvolver um website adaptado a qualquer tamanho de ecrã e sistema operativo tornou-se numa tarefa mais complexa.

Para manter o fluxo de trabalho sem ter de fazer quebras na utilização de um dispositivo em detrimento de outro, existem os emuladores de iOS e Android, programas que mimicam estes sistemas operativos podendo utilizá-los como se fossem reais dispositivos móveis.

como testar websites dispositivos moveis 2

Outra facilidade é a possibilidade de testar diversos dispositivos ao mesmo tempo, poupando gastos desnecessários ou tiros no escuro baseados na esperança de que se o website funcionou no dispositivo X, funcionará no dispositivo Y.

Apesar de tudo, estes emuladores, isto é, os de melhor qualidade e com um maior número de dispositivos, são um serviço e não simplesmente uma ferramenta, o que faz com que sejam pagos. No entanto, o valor de um emulador é sempre significativamente mais baixo do que o valor de compra de 5 ou 6 dispositivos.

A utilização destes serviços e/ou plataformas facilita em muito o desenvolvimento de websites para as marcas, poupando tempo e dinheiro e respondendo da melhor forma às necessidades atuais do mercado.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados