W.W.W || World Wide Web – Nascer, Crescer & Evoluir

Na semana em que a World Wide Web fez 30 anos, o seu criador Tim Berners-Lee, faz-nos pensar sobre as portas que a sua criação abriu. Porém, alerta para a necessidade de alguns cuidados. Afinal, tudo o que pode ser usado para o  bem, pode também ser usado para o mal.

Voltar

W.W.W || WORLD WIDE WEB

Nascer, Crescer & Evoluir!

No dia 12 de Março, a World Wide Web – W.W.W,  fez 30 anos e o seu criador Tim Berners-Lee, fez-nos pensar sobre as portas que a sua criação abriu. Porém, deixou o alerta para a necessidade de alguns cuidados. Afinal, tudo o que pode ser usado para o  bem, pode também ser usado para o mal.

Tim Berners-Lee, pede responsabilidade activa a todos os utilizadores da World Wide Web. A fim de se transformar a web num “lugar” mais seguro e que sirva a humanidade de forma correta.

O que mudou com a W.W.W?

A World Wide Web, tornou diversos tipos de informação disponíveis e acessíveis praticamente para todos e em todo o mundo. Criou diversas oportunidades, criou aproximação entre pessoas, gerou partilha de conteúdo.  Porém, certos tipos de crimes, tornaram-se mais fáceis de cometer e mais difíceis de serem descobertos.

 

Em 2019, discute-se em diversas frentes formas de tornar a internet um sítio mais seguro, em que as pessoas possam confiar e sobretudo não sentir medo. Portanto, para que tal seja possível é necessário perceber os pontos errados e trabalhar para melhorá-los.

O que afecta a W.W.W?

Segundo o fundador da W.W.W, aquilo que atualmente mais afecta a Web são:

  1.  Ações mal intencionadas e deliberadas, que sejam interpretadas como atos criminosos; tais como invasões de privacidade, difamações, fuga de dados, assédio entre outros.
  2. Criação de sistemas, que prejudiquem o utilizador. Design’s e interfaces maliciosos, a fim de obter receitas através de anúncios, tal como, disseminação viral.

Para além destas, existem também outras, no entanto, podemos concluir que tudo o que prejudique o usuário, tem um impacto negativo na WWW.

Como corrigir e melhorar a W.W.W?

Obviamente, que aquilo que é considerado como crime, é altamente flagrante e que existe um enorme alerta. De qualquer forma, “aniquilar este virus” por completo é impossível. Já naquilo que se relaciona com web-design e programação, a criação de leis e específicos códigos, é uma das soluções para minimizar diversos ataques aos usuários.

Para que todos os erros sejam corrigidos e os problemas dizimados, é necessário que a comunidade se una. Desde governos, a empresas, aos criadores e aos próprios usuários.

O que está a mudar na WWW?

A Web Foundation, está atenta e aliada com a comunidade de forma a criar os corretos padrões para uma web sustentável.

Neste momento, estão  a ser criados diferentes tipos de regulamentos, a ser implementados na ótica de usuários. Similarmente, as empresas devem também seguir diversas regras que protejam os seus consumidores. É fundamental garantir melhores práticas de negócios. Tal como, atribuir responsabilidades a quem de direito.

Leia a carta aberta de Tim Berners-Lee e fique a saber tudo sobre a WEB. 

 

O mundo está on-line! Vamos mantê-lo seguro.

 

Comente connosco, quais são os seus medos e como se protege? Na SmartKISS, queremos saber mais e ajudá-lo.

 Fique on-line e seguro, connosco. Contate-nos.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Keep it simple and stupid.

Portugal 2020Vale Indústria 4.0

Pedir Orçamento

Veja o seu investimento converter-se em resultados.