Voltar

Youtube: A Internet na sua forma mais pura

Conheça as vantagens da maior comunidade de video online do mundo: Youtube.

Youtube- A internet na sua forma mais pura

O Youtube, a maior comunidade de video online do mundo, é a rede social que mais retém a atenção dos utilizadores, pois audio e video. É a internet na sua forma mais pura pois, para o bom e para o mau, é o espelho audio-visual da experiência digital da humanidade.

O Youtube foi lançado há 10 anos atrás, como um site de video dating, inspirado no site Hot or Not. É por isso que a plataforma comemora o aniversário no dia de São Valentim.

Os três fundadores quando lançaram este site de video dating aperceberam-se que não funcionava, a internet disse-lhes “não” e foi aí que decidiram transformá-lo num destino onde as pessoas fizessem uploads de videos para sites de leilões online.

Os utilizadores começaram a usar este video site de leilões, contudo, os videos que eram publicados e partilhados nas páginas de Myspace e nos blogs, não se enquadravam em planos de negócio de leilão frutíferos.

Até o primeiro video publicado no Youtube, em Abril de 2005 pelo co-fundador Jawed Karim, nada tinha que ver com leilões e muito menos com video dating.

O Youtube provou ser a resposta para um emergente enigma de video digital. Os telefones e as câmaras de point-and-shoot baratas, gravavam uma multitude de videos mas o que era suposto fazer com eles?

Podiam ser transferidos para DVD e partilhados com amigos via e-mail, mas a verdade é que a Internet deveria tornar este tipo de situações fáceis e acessíveis, o que não acontecia.

Até à chegada do Youtube, ainda se incorporavam videos do QuickTime e do Flash para os websites pessoais.

Youtube- A internet na sua forma pura

Os anos que se seguiram sofreram mudanças graduais. O Myspace foi desaparecendo de cena e o Youtube foi ganhando força, conseguindo tornar-se na plataforma de excelência, que congrega hoje em dia, milhões de utilizadores de todas as partes do globo.

Não só para partilha de videos mas também para partilha de músicas. Hoje em dia podemos ter uma conta no Spotify mas se os nossos amigos utilizarem o Phapsody ou o Rdio, partilhar músicas ainda é um processo complicado. Ao passo que qualquer pessoa pode clicar num link do Youtube e ouvir uma música.

O mesmo acontece com as marcas. Uma marca pode pôr um anúncio no Youtube sem ter que pagar por tempo de antena. Os videos podem ter 15 visualizações ou 15 milhões, sem que se gaste um cêntimo.

Não é necessário uma app ou conta para ver maioria dos videos no Youtube, basta ter acesso à internet.

Ao contrário de outras experiências falhadas como o Myspace, o Youtube não vai desaparecer tão cedo porque somos nós, utilizadores, que fazemos desta plataforma o que ela é atualmente.

E até ao momento fizemos um trabalho absolutamente incrível!

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados