Voltar

Google Plus, o porquê da presença obrigatória?

O Google Plus é alvo de inúmeras discussões, e a mais frequente sobre esta rede social é: porque devem as marcas apostar em desenvolver a sua presença?

Google Plus, o porquê da presença obrigatória?

A verdade é esta: o Google Plus não é uma rede social semelhante a tantas outras e ao contrário do que é dito por muitos esta não é uma rede social pouco utilizada.

Segundo dados recolhidos pelo Pew Research Center e ComScore, o Google Plus ou Google + é a segunda rede social mais usada no mundo inteiro. Contudo, são ainda poucas as empresas que percebem porque devem marcar presença nesta rede social.

De acordo com um relatório apresentado pelo Dartmouth apenas 35% das grandes marcas tem presença ativa no Google Plus, em comparação com 77% de presença no Twitter e 70% no Facebook.

A pergunta mantém-se: porque devem as marcas estar no Google Plus? E uma das respostas mais instantânea e importante relaciona-se com o facto desta rede social ser um produto lançado pela Google – logo uma grande peça do puzzle que é o Google em todo o universo online, o que por si só é um benefício.

Mas se essa resposta não é suficiente para explicar a importância desta rede social para os negócios, aqui ficam algumas considerações para as marcas em caso de dúvida.

Google Plus contribui para SEO

Os conteúdos publicados no Google Plus contam para o ranking geral de SEO da sua marca, uma vez que são indexados pelo Google como se fossem conteúdos de páginas de Websites.

Isto significa que os conteúdos publicados na rede social são pesquisáveis no Google e têm resultados mais elevados no motor de pesquisa, permanecendo mais tempo no resultado de pesquisa do que conteúdos publicados em redes sociais como o Facebook.

Google plus Hashtags são uma mais valia

Num comunicado recente o Google informou os utilizadores de que as Hashtags estariam disponíveis como forma de pesquisa.

Agora, numa pesquisa normal no motor de busca Google serão vistos os resultados normais de pesquisa e, do lado direito da página, estarão os conteúdos encontrados com hashtags relativas às palavras pesquisas.

Esta funcionalidade é importante por duas razões: Primeiro porque os resultados que aparecem do lado direito da página de pesquisa do Google são considerados conteúdos mais sérios.

Em segundo lugar porque nem sempre as pessoas que pesquisam hashtags no Google têm uma conta na rede social Google Plus ou nem sempre fazem parte de determinado círculo.

Desta forma, um conteúdo publicado no Google Plus terá um alcance maior, uma vez que será encontrado fora da própria rede social. O importante é que os conteúdos publicados sejam relevantes em termos de SEO.

Comentários do Youtube impulsionados no Google Plus

Em Outubro de 2013 o Google anunciou que todos os comentários colocados em vídeos no YouTube seriam impulsionados pelo Google +. Assim, ambas as plataformas interagem mutuamente, fazendo parta da mesma comunicação integrada nas redes sociais.

Além destes fatores é importante mensurar quanto do público-alvo da marca está presente no Google Plus, antes de marcar presença na rede social. Contudo, sendo um produto do Google que impulsiona toda a comunicação da empresa esta é sem dúvida uma aposta a ter em conta nas estratégias de social media.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados