Voltar

Como estabelecer relações de proximidade no LinkedIn

Chegar aos Decision Makers do nosso Mercado-alvo nem sempre é tarefa fácil. Aqui ficam algumas dicas sobre como fazê-lo no LinkedIn.

É do conhecimento geral que qualquer marketer ou entrepreneur trava, diariamente, a batalha de conseguir estabelecer relações de proximidade ou pontes de contacto com os Decision Makers do Mercado-alvo sobre o qual incidem.

A rede social LinkedIn surge precisamente na ótica de tentar solucionar este problema, ou seja, emerge no mundo online como forma eficiente de chegar aos gatekeepers e de, consequentemente, permitir que se estabeleçam relações mais ágeis e fáceis entre empresários e potenciais clientes.

No entanto, nem sempre é fácil saber como tirar o melhor partido desta rede social pois além de exigir algum tempo de aprendizagem, saber o que focar em cada perfil nem sempre é instintivo. Por essa razão, aqui ficam algumas dicas sobre como “entrar no radar” dos decision makers.

1.Ter um perfil de LinkedIn completo e profissional

Antes de começar qualquer actividade no LinkedIn é essencial verificar que o perfil tem um aspecto profissional, que está otimizado e que, acima de tudo, está orientado para o cliente.

Nunca é demais enfatizar a importância do perfil ser profissional e ter como foco principal o cliente.

Para confirmar que o perfil corresponde ao critério mencionado, dever-se-á seguir a checklist do TopDogSocialMedia.com que serve como guia.

2. Estabelecer contacto com outros empresários

Antes de proceder ao contacto com o decision maker propriamente dito, poderá ser importante estabelecer relações com outros empresários da mesma empresa, particularmente se fizerem parte do mesmo departamento.

Este tipo de contactos não só aumenta as probabilidades do decision maker aceitar o pedido e como dá a possibilidade ao emissor de partilhar, indirectamente, o conteúdo com os potenciais clientes até mesmo antes de criar a ligação com o decision maker.

Por exemplo, se partilhar um status ou uma publicação no LinkedIn Publisher e o contacto (da mesma empresa) gostar ou interagir com o conteúdo em causa, esse mesmo conteúdo de uma forma ou de outra, acabará por chegar ao decision maker. O que além de tudo, confere credibilidade e predisposição para criar uma relação.

3. Utilizar os grupos LinkedIn

O LinkedIn Groups oferece um excelente mecanismo de acesso a potenciais clientes pois permite que se envie uma mensagem antes sequer da relação estar estabelecida. O ideal é começar por visitar o perfil do potencial cliente, ver a que grupos pertence e juntar-se a eles ou a parte deles.

O critério de escolha deverá ser o número de interações/conversações que o grupo tem.

4. Enviar um pedido de contacto personalizado

É crucial que se tenha em conta que as relações criadas no LinkedIn em nada diferem das criadas na vida real. Assim, é extremamente importante que se personalizem todos os pedidos de contacto enviados, seja para um decision maker ou para qualquer outro.

Porque haveria um potencial cliente de perder tempo a aceitar um pedido de amizade se não estiver incluída uma nota personalizada que justifique e explique o porquê de poder beneficiar desta relação?

É importante estar ciente que existe um limite de 300 carateres apenas para os convencer. Na mensagem enviada deve constar:

– O primeiro nome do destinatário

– A razão pela qual ele/ela poderão beneficiar de estabelecer esta relação (de forma concisa e objetiva)

– O primeiro nome do emissor

5. Publicar no LinkedIn publisher

Há inúmeras vantagens em publicar conteúdo no LinkedIn Publisher pois é uma ferramenta que acrescenta valor ao permitir ajudar na resolução dos problemas dos clientes.

Este género de “ajudas” geram credibilidade e permitem criar uma reciprocidade com os leitores. Quando se faz algo de positivo por outro alguém, normalmente cria-se uma necessidade de retribuir o favor.

Com as dicas acima mencionadas, esperamos que se torne mais fácil usufruir desta plataforma e criar uma rede de contactos ainda mais relevante. Saber utilizar o LinkedIn é saber tirar vantagem de um dos mais privilegiados locais para fazer negócio e obter oportunidades de carreira.

 

Leia outros artigos através do nosso blog e saiba todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados