Voltar

Como analisar a concorrência no Facebook?

A rede social Facebook é uma excelente fonte de informação sobre marcas, fornecendo dados extremamente relevantes para um melhor conhecimento da concorrência e do mercado em que se inserem.

analisar a concorrencia facebook

Diversas são as marcas que analisam a sua concorrência através da rede social Facebook.

É na rede social mais popular do mundo que conseguem retirar insights extremamente relevantes não só para aplicação em estratégias digitais mas também para uma melhor performance de atuação no mercado.

Primeiro, há que ter em atenção que o objetivo não é copiar publicações ou estratégias na íntegra, mas sim recolher informações que lhes permitam melhor analisar as estratégias em vigor e simultaneamente, proceder à construção de novas.

1) Definir as “Páginas para observar”

No separador Estatísticas existe um segmento apelidado de “Páginas para observar”, que contempla uma lista das várias marcas concorrentes (escolhidas pelo gestor) e que permite à marca, uma observação cuidada e a recolha de insights sobejamente interessantes.

É possível utilizar esta funcionalidade para perceber de forma precisa quais as publicações dos concorrentes que têm um maior número de interações pois mensalmente são apresentadas as melhores publicações por página.

analisar concorrencia facebok

2) Criar “Listas de Interesses”

As “Listas de Interesse” são uma ferramenta do Facebook que permite a criação de um feed de notícias com páginas específicas, previamente definidas pelo administrador.

Com estas listas é possível monitorizar e acompanhar o que as páginas das marcas concorrentes publicam diariamente, sem ter que aceder necessariamente às suas páginas individuais.

3) Utilizar o AgoraPlus

Com o AgoraPlus é possível examinar o crescimento e a interação de diversas páginas de marcas no Facebook, permitindo às marcas estar sempre ocorrente das alterações da concorrência e retirar as devidas conclusões.

Esta ferramenta é bastante útil para os gestores de marca que necessitam de acompanhar o crescimento diário dos seus concorrentes e compará-lo lado a lado com o da sua marca.

Saber o que a concorrência anda a fazer, equacionar as melhores e piores práticas exercidas no meio e compreender as suas estratégias, é um excelente ponto de partida para construir uma estratégia própria mais eficaz e incisiva.

A Gestão de Redes Sociais de Facebook vem assim, em determinados aspectos, facilitar a procura de informações fornecendo às marcas a possibilidade de se conhecerem mutuamente e em tempo real.

Contudo, é necessário ter presente que a cópia de práticas na íntegra nunca é a melhor solução, podendo trazer problemas a vários níveis para a marca em questão, tais como a danificação da sua imagem e da respetiva reputação online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados