Voltar

10 formas de melhorar uma estratégia de Social Media

Uma boa estratégia de Social Media pode trazer diversos benefícios às marcas, desde mais vendas até uma maior exposição.

10 formas estrategia social media

Nos dias de hoje, uma estratégia de Social Media pode levar a marca a novos caminhos e a aumentar consideravelmente a sua visibilidade, trazendo novos consumidores e fãs.

Uma presença sólida nas redes sociais ajuda a marca a estar mais visível e a criar mais facilmente relações com os seus consumidores, gerando mais tráfego e, consequentemente, aumentando as vendas.

Existem, assim, 10 possíveis formas das marcas melhorarem a sua presença no Social Media, reforçando a sua imagem e definindo estratégias que aumentarão as receitas dos seus negócios.

Facebook Ads

Atualmente, uma das formas mais comuns de promover as marcas nas redes sociais é através de anúncios do Facebook, quer seja a fazer boost de uma publicação para que esta se torne mais visível, quer seja a promovê-la.

A vantagem de promover a publicação é que se consegue chegar a mais pessoas do segmento pretendido, já que é possível direcionar a segmentação e o público-alvo da mesma.

Cartões no Twitter

Estes cartões no Twitter servem essencialmente para adicionar conteúdo ao tweet ou dar destaque a calls to action e a outros elementos que incentivam o utilizador a interagir.

Esta forma de chamar à atenção no Twitter gera mais interação, pois numa rede onde são publicados cerca de 8.000 tweets por segundo é necessário que as marcas arranjem formas de se destacar dos demais.

Perfil no LinkedIn

A maior rede social a nível mundial oferece benefícios a uma marca que nenhuma outra rede consegue oferecer, desde um contato mais direto e personalizado com profissionais da área até encontrar líderes de opinião que podem aumentar a base de seguidores da marca.

Para as marcas uma boa gestão de perfil de LinkedIn permite não só criar outra porta de entrada para a marca, como é também uma forma de se manter permanentemente atualizada sobre o seu mercado de atuação.

Ferramentas de edição de imagem

Uma forma simples de ter uma presença sólida em Social Media é utilizar diversas ferramentas de edição de imagem, disponíveis online, isto para criar uma identidade visual que seja reconhecida através das diferentes plataformas.

A utilização de ferramentas simples encontradas online (ou em aplicação para dispositivos móveis) pode reduzir em muito o tempo dedicado à edição e criação de templates, conferindo destaque à marca nas redes sociais.

10 formas social media

Otimizar o Instagram

O Instagram é umas das redes sociais mais populares nos dias de hoje, a sua filosofia de partilhar fotografias com filtros torna-o uma das plataformas mais desejada pelas marcas.

Algumas sugestões como ter um equilíbrio entre fotografias mais lúdicas e que mostrem produto, interagir com os seguidores seguindo-os de volta e até mesmo promover concursos através do Instagram, são formas simples de criar uma forte ligação com os consumidores da marca.

Dinamizar o canal de YouTube

O YouTube é o segundo maior motor de busca a nível mundial e tendo em conta que o formato vídeo é a forma de comunicação do futuro, é natural que as marcas apostem nesta plataforma como principal meio de comunicação.

Utilizar as outras redes para levar os utilizadores ao canal de YouTube é uma das melhores formas de gerar tráfego, apresentado depois conteúdos interessantes que façam os utilizadores a se tornarem subscritores da marca.

Utilizar o Google Analytics

Uma forma simples de acompanhar o sucesso de campanhas online e de perceber qual o tráfego de um website é através da utilização do Analytics do Google, uma ferramenta bastante útil que ajuda as marcas a gerir a sua imagem online.

Perceber quem são os utilizadores que visitam a marca na Internet é um facto importante para melhor direcionar os esforços numa estratégia de Social Media.

Fazer-se notar no Pinterest

A rede social de quadros onde se pode fazer “pin” dos mais variados conteúdos é nos dias de hoje uma forte aposta por parte das marcas, sendo utilizada como uma montra online para o catálogo de produtos.

Existem pequenos truques que podem otimizar a presença das marcas nesta rede, tais como escolher os nomes certos para os quadros, mais apelativos e objetivos, fazer “pins” em diferentes horas do dia ou participar em quadros coletivos.

Transmitir Google Hangouts em direto

Uma boa forma de realizar eventos em direto ou lançamentos de produtos é realizar um Hangout em direto, dando à marca um outro nível de interação permitindo uma melhor divulgação de informações e em tempo real.

Para as marcas esta ferramenta torna-se importante devido à sua versatilidade, pois permite partilhar marcos importantes mas também apenas responder a perguntas dos consumidores. Devido à facilidade de chegar a todos os cantos do mundo, esta ferramenta é extremamente utilizada para fortalecer a relação marca-consumidor.

Marcar presença no Google Plus

A rede social do Google traz grandes potencialidades a quem lá se encontra, a marca que tiver um perfil no Google+ e dinamize a página terá melhores resultados de SEO e chegará mais facilmente a potenciais clientes.

Utilizar técnicas base como seguir os tópicos mais falados, partilhar o conteúdo da página em comunidades sobre o tema e manter uma relação com os seguidores aumentam em muito a afetividade à marca gerando receitas maiores.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados