Voltar

Os benefícios do Google Plus

Os benefícios do Google Plus, rede social desenvolvida pelo Google, têm sido extremamente referidos e discutidos ao longo do último ano.

Os benefícios do Google Plus

Esta discussão surge com base na desconfiança de que ter um perfil ativo na rede poderá trazer benefícios de SEO no motor de busca. Assim, segundo diversos especialistas de estratégias de marketing online, o uso e criação de posts e perfis nesta nova rede social passou a ser essencial.

Uma marca que partilhe no Google Plus e incentive os outros a partilhar e a “gostar” do seu conteúdo é uma mais valia, sendo que o motor de busca melhora o ranking dos sites que tenham um feedback positivo nesta rede social.

Ainda que as redes sociais como o Facebook e o Twitter sejam essenciais para campanhas de publicidade e marketing, o Google está impedido de aceder a grande parte dos seus dados, o que lhe limita a avaliação de SEO.

Segundo o estudo realizado pela Searchmetrics, as ações sociais, nomeadamente os likes, tweets respondem a sete fatores de avaliação do ranking do motor de pesquisa do Google.

As pessoas, segundo sabemos, usam as redes sociais como um dos locais privilegiados para expressar os seus gostos de forma mais livre, o que torna a análise destes indicadores muito importante, pois permite obter dados de consumo ou de tendências de uma forma mais verídica.

Destes indicadores, os mais importantes para o motor de pesquisa são os “+1” , os backlinks e ações do Facebook, por ordem de relevância.

O motor de busca Google usa diversas formas para medir esses indicadores online e, assim, no seu algoritmo os ” +1 ” dos links , os backlinks e as referências nas redes sociais como Facebook, Twitter são considerados medidores de popularidade.

Google Plus Local, conhecido antigamente por Google Places, é hoje uma das funcionalidades do Google Plus. Este identifica a localização geográfica sendo normalmente usado para negócios locais, com maior foco nas empresas e na sua localização.

Os benefícios do Google+ Local incluem:

• Maior visibilidade on-line, o que permite aos consumidores encontrarem os links para os sites, saber o que as empresas têm para oferecer e ainda outras informações importantes;

• Acesso direto aos clientes por parte das empresas, possibilitando um contacto mais pessoal incentivando o feedback e a avaliação por parte dos mesmos;

• Integração com o Google Maps, permitindo que os consumidores encontrem informações de contato pertinentes, como o número de telefone, morada, direções e horas de funcionamento da empresa.

Ainda que recente, esta é uma rede social que está a ganhar o seu peso e que, tendo em conta os factos mencionados anteriormente sabemos que tem um impacto significativo no sucesso das estratégias SEO.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados