Facebook: 5 passos para aumentar os fãs em 200%

Redes Sociais. -

Uma boa estratégia no Facebook pode trazer inúmeros benefícios, de entre os quais uma base de fãs mais sólida.

5 passos aumentar 200 fas facebook

Gerir uma página ou ter o sucesso desejado no Facebook nem sempre é uma tarefa fácil para as marcas, pelo que apenas escrever bons posts não é suficiente. Conseguir, por exemplo, manter os fãs ligados à marca é um objetivo vital para que a página atinja o sucesso pretendido.

Existem 5 simples passos a seguir que podem melhorar a estratégia de uma marca no Facebook, tornando a sua relação com os fãs sólida e perfeita para atrair novas pessoas à página.

1) Estabelecer objetivos claros

Uma marca que esteja no Facebook precisa de ter um objetivo específico que justifique a sua presença, caso contrário pode-se perder o que quer comunicar, sendo enviada informação para os consumidores de forma confusa e pouco clara. Quanto mais claros forem os objetivos de uma marca, mais facilmente esta chega aos seus fãs.

Estudos recentes, mostram que 55% dos utilizadores do Facebook não querem apenas ser fãs de uma página, na verdade, gostam de ter um ponto de encontro onde podem procurar informações e partilhar as suas experiências.

2) Perguntar aos fãs o que realmente querem

Gerir uma página de Facebook sem saber o que os consumidores querem ver é uma posição completamente errada, não só porque não se corresponde aos desejos dos fãs mas também porque não se estabelece uma ligação que reforce a imagem da marca.

Uma forma fácil de perceber o que os fãs da página querem, é através da realização de pequenos questionários e perguntas através dos quais seja possível retirar insights que contribuam para apurar a estratégia digital e que ajudem a gerar conteúdos com alta percentagem de interação.

3) Ter diversos níveis de interação

Ao definir a estratégia digital e ao estar focada no que realmente os seus fãs querem ver, a marca deve ter como objetivo principal gerar interação sempre que possível e da melhor forma.

Uma das formas não invasivas em que as marcas podem ganhar novos fãs é “convidar ao like” ao invés de “forçar o like”, ou seja, sugerir ao consumidor que se torne fã para conseguir acompanhar em primeira mão as informações da marca e que tenha um espaço onde pode partilhar a sua experiência ou retirar as suas dúvidas.

Ter aplicações que convidem à interação, fazer perguntas nas publicações ou convidar os utilizadores a partilhar as suas experiências e a interagir da forma que preferirem, são outras formas de gerar interação que melhoram a relação com a marca.

5 passos 200 fas facebook

4) Manter a conversa

Uma das formas mais simples de chamar a atenção de novos fãs é mostrar que todas as suas perguntas serão respondidas e que estarão a gostar de uma página com bastante interação e dinamismo.

Conversar com os fãs no Facebook é a melhor prática que uma marca pode ter, pois mostra preocupação e vontade de os manter a par de tudo e de fazerem parte da cultura da marca.

5) Oferecer recompensas relevantes

Os bons fãs gostam de ser recompensados pelo seu desempenho e os novos fãs gostam de perceber que podem vir a ser, também eles, recompensados. Uma marca que organize passatempos regularmente chama mais a atenção e mais facilmente há adesão por parte dos consumidores.

Contudo, as marcas não se podem ficar por realizar passatempos simples com pequenos prémios, apesar de não ser totalmente obrigatório, ter bons prémios ajuda bastante a chamar novos fãs.

É então com 5 simples passos que as marcas conseguem aumentar a sua base de fãs e melhorar a sua reputação no meio digital, conseguindo captar novos consumidores e, consequentemente, melhorar a respetiva performance comercial.


Partilhe a sua opinião