Como proteger um website em wordpress de eventuais hackers?

Desenvolvimento Web. -

Nos dias que correm é fundamental garantir a segurança dos websites. Aqui ficam algumas dicas sobre como proteger os websites em wordpress, contra eventuais ataques de hackers.

Como proteger um website em wordpress de eventuais hackers

No ano de 2015, proteger um Website em wordpress será um pouco mais complexo do que meramente adicionar uma password segura na área de Login. A maioria dos ataques têm acontecido através do Plugin do WordPress.

Os Plugins do WordPress são o melhor mecanismo de extensão e expansão das funcionalidades do software. Uma pequena fenda numa destas parcelas de software, pode significar um ataque geral a vários websites.

Por exemplo, através de uma fresta no plugin RevSlider, um conjunto de hackers foi capaz de infectar inúmeros websites pois esta frincha possibilitou-lhes carregar um código altamente malicioso em todas as webpages.

Como vários utilizadores não atualizaram o plugin para a nova versão, os seus websites foram infectados. Milhares de websites foram invadidos para hackers e automaticamente colocados na lista negra dos motores de busca.

Ser alocado à lista negra dos motores de busca significa que o website irá sofrer drásticas penalizações como: perder posição nos rankings de pesquisa, decréscimo do tráfego gerado e perda substancial de rendimento.

Como prevenir então um website de um cyber ataque como os acima descritos?

1)Manter o WordPress atualizado – manter o wordpress atualizado irá proteger o website de ataques cuja porta de entrada é software antigo.

2)Manter os Plugins atualizados – Tal como prova o recente colapso/desastre do RevSlider, é crucial que todos os Plugins sejam permanente atualizados.

como proteger websites em wordpress

3) Apagar quaisquer Plugins que não estejam em uso – Se estão instalados plugins que não estão a ser utilizados, devem ser imediatamente apagados.

4) Utilizar a segurança de Plugins – Existem alguns mecanismos de segurança de plugins extremamente eficazes e que protegem os websites de forma totalmente gratuita.

O iThemes Security é comprovadamente a forma mais fácil e eficiente de proteger um website de WordPress, num espaço de segundos. Permite mudar URLs para o dashboard do WordPress tais como o login, admin, etc.

Tem também a funcionalidade de desativas a possibilidade de Login por um período de tempo específico (modo away) e de dificultar a criação de passwords. Contudo, o Wordfence, Ultimate Security Checker e outros estão também disponíveis e são também apostas vencedoras.

Perder a segurança de um website é provavelmente o momento mais catastrófico para qualquer administrador de página e traz consequências dramáticas e na sua grande maioria, irreversíveis.

Por isso, é incrivelmente importante investir algum tempo em medidas de seguranças eficazes e desenvolver a consciência para a importância do monitoramento constante.


Partilhe a sua opinião