Voltar

As campanhas de email marketing ainda são bastante eficazes

O email marketing enfrenta atualmente alguns desafios sendo posta em causa a sua eficácia e adaptação aos comportamentos dos consumidores atuais.

campanhas de email marketing

A verdade é que a utilização do email marketing não tem sido a mais correta nos últimos tempos por parte de algumas empresas. Desde o aparecimento das redes sociais e do seu enorme crescimento que o email tem caído em desuso ou tem sido utilizado quase como spam.

Grande parte das empresas assume a importância do social media veio sobrepor-se à necessidade de desenvolvimento de campanhas de email marketing, passando assim a utilizar as redes sociais como forma de anunciar os seus novos produtos e serviços.

Contudo, esta ideia é errada. As campanhas de email marketing ainda são bastante eficazes se desenvolvidas da forma correta, tornando-se parte do sucesso da comunicação de qualquer empresa.

“A minha marca tem 300 seguidores no Facebook, porque é necessário o email marketing?” Esta é uma pergunta que surge frequentemente por parte das empresas.

Além da taxa de visualização de conteúdos ser maior por parte dos assinantes que recebem os conteúdos por email, do que a daqueles que têm acesso através das redes sociais, existem duas respostas chave que suportam a utilização do email marketing:

1) É mais fácil perder uma atualização de estado no news feed de uma rede social do que um email na caixa de entrada

Convenhamos, mais facilmente os utilizadores deixam passar uma atualização do news feed das redes sociais, como por exemplo o Facebook e o Twitter, do que perdem um email.

É verdade que grande parte dos utilizadores apenas lê os emails que lhe interessa, contudo essa é a característica principal do email marketing, apenas é enviado a utilizadores registados e que queiram realmente receber o conteúdo.

Assim, estes dois meios: email marketing e social media, devem funcionar de forma integrada para que o máximo número de utilizadores seja alcançado através das publicações.

2) Social Media não é a única forma dos utilizadores partilharem conteúdos

A verdade é que, nem todos os utilizadores partilham todos os conteúdos que vêm nas redes sociais, uma vez que é de acordo com as emoções que o cérebro decide o que partilhar.

Há ainda utilizadores que preferem partilhar os seus conteúdos preferidos por email, para que não sejam vistos por todos os seus amigos nas redes sociais.

Este tipo de partilhas pode ser ainda mais eficaz e mais propenso a respostas dado que são partilhas personalizadas e exclusivamente partilhadas com alguns contactos de email.

email marketing e as sua potencialidades

Como obter emails para enviar campanhas de email marketing?

É neste ponto que a relação entre o social media e as campanhas de email marketing se revela tão estreita e clara.

Por exemplo, na aquisição de contactos para o envio de emails as estratégias de social media são extremamente úteis, tendo em conta que além de estimular os seguidores a preencherem formulários como tabs, aumenta o tráfego para o website da empresa e permite a implementação do Facebook Connect no website.

O Facebook Connect possibilita a aquisição dos emails dos visitantes do website, através de um popup, caso estes tenham efetuado o login na sua conta da rede social.

Por outro lado, também é possível aumentar a base de dados de emails através da colocação de formulários de preenchimento no website da empresa/marca, para o qual deve ser chamada a atenção dos utilizadores.

As mecânicas de call-to-action devem obrigatoriamente estar presentes no website, para conduzir os seus utilizadores a preencher os formulários. Estes botões devem conter palavras chave que impliquem uma ação e sejam suficientemente fortes para atrair os consumidores.

Além destas questões, para obter sucesso com as campanhas de email marketing é também necessário que estas cumpram as best pratices relativamente ao spam. Ou seja, nenhuma empresa ou marketeer quer que a sua campanha de email marketing seja vista como spam por parte dos utilizadores.

Uma delas passa por usar o email marketing unicamente para o fim que se comprometeu. Ou seja, se o objetivo da campanha passava por partilhar conteúdo relevante, então a campanha não deve ser utilizada para fins promocionais.

A verdade é que, com o aumento da utilização dos smartphones, os utilizadores passaram a ter acesso à sua caixa de email onde quer que estejam. Por isso, esta é, tal como o SMS Marketing, uma forma personalizada de chegar aos consumidores.

Contudo, é importante não esquecer que este tipo de campanhas, tal como as campanhas de social media, devem ser desenvolvidas de forma integrada, agregando o máximo número de plataformas e canais.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados