Voltar

Como incentivar fãs do Google+ a partilhar os conteúdos da marca

É indiscutível a importância da rede social Google+ (plus) nas estratégias de social media. A parte complicada é adquirir fãs e fazê-los partilhar conteúdos.

A presença obrigatória das marcas no Google Plus ou Google+ é algo que tem vindo a ser discutido pela comunidade de marketers, com o intuito de compreender esta necessidade.

A verdade é que, esta rede social da Google, já é vista como a segunda rede mais utilizada do planeta, contribui tanto para a estratégia de social media como para a estratégia de SEO das marcas.

Contudo, sendo uma rede social um pouco diferente das outras, a grande questão que se coloca é: qual a melhor forma de incentivar os fãs da marca no Google+ a partilhar os conteúdos do feed?

Ora, antes de mais é importante encontrar os fãs certos, pessoas que se tornam “parceiros” da marca na rede social e se assumem como influenciadores de determinadas comunidades.

Desta forma, a marca conseguirá o apoio de fãs leais, que não se importam de partilhar os seus conteúdos com os seus círculos de amigos, tornando-se potenciais clientes.

Uma das formas que torna esta pesquisa e angariação de fãs mais eficaz, é a criação de círculos na rede social Google Plus aos quais são adicionados possíveis influenciadores da marca.

Depois de criados os círculos e adicionados os principais fãs da marca no Google+ é necessário seguir algumas “best pratices” para os manter interessados na marca e ao mesmo temo ajudarem na angariação de novos fãs.

1) Pesquisa de novos fãs na rede social Google Plus

Esta pesquisa é extremamente fulcral e tem como objetivo encontrar novos influenciadores para a marca.

Através da utilização das ferramentas da própria rede social, como as hastags, é possível saber que tipo de pessoas estão a falar sobre a marca ou negócio, ou até mesmo quais as que procuram por serviços e produtos semelhantes aos da empresa em questão.

Os resultados da pesquisa por hastags apresentam tanto publicações com a hastag específica como conteúdos que usam hastags relacionadas. Desta forma, é possível encontrar o nicho de pessoas que fala da marca ou do produto na rede social.

Outra forma relevante para encontrar os fãs indicados para cada marca é a pesquisa de comunidades na rede social. Estas estão naturalmente repletas de utilizadores interessados em temas específicos e podem ajudar a marca no seu desenvolvimento.

2) Google Search para angariação de fãs adicionais

Depois de adicionados os principais influenciadores da marca ou produto, é indispensável que seja feita uma pesquisa mais aprofundada para que se possa depreender quem escreve ou fala sobre a marca em blogs privados.

Nos resultados de pesquisa do Google Search, será possível encontrar informações sobre quem escreve sobre determinada marca, graças ao Google Authorship, que permite automaticamente visualizar o perfil de Google Plus do autor do texto.

3) Envolvimento com a comunidade

Nas redes sociais o envolvimento com a comunidade é indispensável, e o Google Plus não é exceção. É necessário potenciar o relacionamento com os fãs para que estes se mantenham interessados nos conteúdos da marca.

Para isso, a marca pode comentar alguns posts dos seus fãs e até partilhá-los na própria página para que estes se sintam parte integrante da sua rede social. Além disso, ao interagir com os fãs, a marca estará a efetuar um compromisso com os mesmos, que passarão naturalmente a interagir com a página da marca.

4) Envio de ofertas especiais através de email privado

Na fase final de angariação de influenciadores na rede social Google+, a marca pode aproveitar os emails para enviar ofertas especiais através de email marketing, uma das apostas de 2014.

É importante que esta oferta comtemple as necessidades dos utilizadores e fãs que fazem parte dos círculos da marca no Google Plus para que obtenham maior sucesso.

Para além dos descontos ou conteúdos especiais, as marcas podem ainda optar pelo desenvolvimento de hangouts no Google que permitem um contacto mais personalizado com os fãs.

Contudo, o mais importante na partilha de ofertas é que estas sejam suficientemente especiais para que os seus destinatários sintam vontade de as adquirir.

Ao seguir estes passos, a marca conseguirá desenvolver uma boa base de fãs na rede social Google Plus (+) e sobretudo desenvolver relações de interação com os mesmos.

É preciso tempo e dedicação para encontrar os principais influenciadores da marca nas redes sociais, contudo, ao construir uma comunidade mais forte, a marca estará a ganhar notoriedade junto dos utilizadores e assim a crescer dentro da rede social Google Plus (+).

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados