Voltar

Em que medida podem os Twitter Chats beneficiar o seu negócio?

A rede social Twitter é um das mais importantes ferramentas de marketing social da atualidade. Assim, fique a saber de que forma é que os Twitter Chats podem beneficiar o seu negócio.

Os Twitter chats são uma excelente forma de desenvolver relações e interações mais profundas com a comunidade virtual em que as redes sociais estão inseridas e ao mesmo tempo, aumentam o reconhecimento das marcas.

Nos Twitter chats as conversas sobre dado tema ou assunto são aglutinados em “hashtags”, o que torna a pesquisa muito mais fácil e intuitiva.

Mas de que forma podem as marcas utilizar estes chats a seu favor? Aqui ficam algumas dicas sobre como usar os Twitter chats de modo a que estes beneficiem o seu negócio!

Humanizar a marca

Humanizar a conta de Twitter das marcas, é, nos dias que correm, cada vez mais importante pois não só já demonstrou trazer inúmeros benefícios em termos de interactão e níveis de conversão, como provou também ser uma ação amplamente apreciada junto de clientes e potenciais clientes nos mais variados setores.

Dar uma “cara” às marcas torna-as mais pessoais e próximas das pessoas, e esta humanização cria pontes de afinidade e de identificação tão fortes, que de outra forma, seriam impossíveis de estabelecer.

Por exemplo, muitas vezes para proceder a esta “humanização de marca” basta incluir o nome do community manager que gere a conta de Twitter da marca na biografia de perfil.

Desta forma, os participantes já ficam a saber a quem se estão a dirigir, quando respondem às atualizações e tweets publicados.

Uma outra opção, é colocar uma fotografia de grupo da equipa no header do Twitter ou como imagem de background.

Quando se aliam caras a negócios, personaliza-se a imagem da marca tornando-a mais acessível e friendly.

Promover o chat

Contribuir para o chat mesmo antes de este começar, é fundamental. Faça um retweet e partilhe os detalhes dais, horas ou até minutos antes de se dar início ao chat propriamente dito.

Esta tática não só mostra ao host o apoio que existe da parte da sua marca, como coloca os seus tweets no Twitter chat feed de maneira a que todos os participantes vejam.

Participar para se destacar

Como as respostas já estão preparadas antecipadamente, é muito fácil participar no chat em tempo real.

Além de responder às questões colocadas, pode ainda acrescentar valor através da partilha de estados ou de frases relacionadas com o tópico (por exemplo estatísticas, links ou frases famosas sobre o assunto em causa).

Para se destacar de facto, é importantíssimo preparar imagens partilháveis ou “frases de gráficos” para acompanhar.

Se criar as imagens de forma rápida, pode ir ainda além e criar uma “frase de gráfico” baseada em algo que foi escrito durante o chat.

Este tipo de “brand engagement” mostra também aos participantes que a marca está envolvida ativamente na conversação e não só apenas a fazer uma listagem/um broadcast de respostas.

Encorajar os trabalhadores a fazer parte do chat

Ativar e encorajar os trabalhadores a participar nos mesmos Twitter chats que a sua marca, é uma enorme mais-valia. E porquê? Porque gera uma maior exposição da marca, ao mesmo tempo que cria pontos de contacto “humanizados” no seio da comunidade virtual em que se insere.

A equipa é o elemento mais “humano” e o mais importante de qualquer marca ou empresa. Além de ser a componente empresarial, com a qual as pessoas mais se identificam.

Estabelecer relações fora do Chat

O brand engagement não tem de terminar quando o Twitter chat acaba. Essa é,, aliás, uma das maiores vantagens dos Twitter chats: o facto de serem arquivados através de hashtags.

Procure as hashtags para e descubra o que perdeu e que era importante para o seu negócio. Seguir e agradecer aos hosts, participantes e/ou outros influenciadores, pode também ser uma atividade muito interessante e extremamente benéfica.

Muitos Twitter chats funcionam como verdadeiras réplicas do evento.

Um Twitter chat, é basicamente uma comunidade que se encontra regularmente para debater vários assuntos, nomeadamente de compra e venda de produtos.

Entrar num Twitter chat como negócio é uma excelente forma de estabelecer ligações com clientes, potenciais clientes, e acima de tudo, com influenciadores. Os Twitter chats permitem-lhe ainda entrar em contacto com outras marcas e negócios do meio.

Aquando da participação num Twitter chat, é crítico pensar em criar e desenvolver relações individuais e personalizadas e que façam sentido para o seu negócio.

Para que um Twitter chat funcione corretamente, é necessário que haja um envolvimento com a comunidade regular e que sejam enviadas atualizações e updates de forma frequente e não ao acaso!

 

Descubra outros artigos como este no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados