Voltar

4 passos para criar relações com os líderes de opinião

Nas redes sociais os líderes de opinião podem trazer uma maior visibilidade às marcas e um maior número de seguidores, mas existem 4 passos a seguir para criar boas relações.

Ter líderes de opinião que sustentem as ideologias da marca é importante para se ter uma forte presença nas redes sociais e assim aumentar a base de seguidores.

Escolher líderes de opinião com maior influência confere uma maior reputação à marca, potencializando assim o seu valor no mundo digital, e consequentemente uma melhor reputação.

Cria-se assim um novo conceito de marketing influente, em qua as marcas pretendem chegar a pessoas específicas, neste caso os líderes de opinião, ao invés das audiências em geral.

Para as marcas o aumento do número de líderes de opinião com que se relacionam permite-lhes aumentar a sua exposição no mundo online.

São 4 os passos a seguir para criar excelentes relações com os líderes de opinião.

1) Definir quais são os líderes de opinião:

Existem vários fatores para se identificar líderes de opinião nas redes sociais, desde perceber que razões dão a determinado líder o poder de influenciar a audiência ou então, algo mais concreto, perceber se o seu blog ou website aparece bem colocado nos resultados dos motores de busca.

Mesmo assim existem 3 atributos que se deve ter em conta ao escolher um líder de opinião, como a sua relevância, isto é, se o conteúdo partilhado é relevante e se vai ao encontro com os temas da marca.

Ou o seu alcance e a suas ressonância, ou seja, o número de pessoas que se pode vir a atingir ou se existirá uma ligação viável com essa mesma audiência.

2) Encontrar os líderes de opinião:

Antes de criar relações é necessário perceber onde realmente estão os líderes de opinião.

Observar o número de seguidores individualmente em cada rede social é uma forma, uma vez que é possível entender em que rede determinado líder de opinião é mais influente.

Serve também para perceber se a pessoa em questão é de confiança e age de forma correta nas redes sociais.

Por fim, uma simples pesquisa no Google pode dizer-nos se o blog de determinada pessoa é influente o suficiente para aparecer bem posicionado nos resultados da pesquisa.

3) Interagir com os líderes de opinião:

Após descobrir quem são e onde se encontram os líderes de opinião é necessário interagir, ou seja, começar a conversar quer seja através de comentários, retweets ou participando em conversas sobre conteúdo produzido pelos líderes.

Depois de efetuado o primeiro contacto é necessário comunicar e perceber quais os benefícios para ambos os lados.

A marca pode sempre oferecer-se para colocar determinado líder de opinião como orador convidado em eventos ou criar um espaço para um escritor de conteúdo convidado no seu blog.

4) Manter relações com os líderes de opinião:

Poderá parecer que a fase mais fácil acaba com a procura e o primeiro contacto com os líderes de opinião, contudo manter as relações entre a marca e a pessoa em questão é a parte mais complicada.

Contactar regularmente ou continuar a fornecer os mesmos ou novos benefícios, são opções válidas para que os líderes de opinião continuem a recomendar a marca e continuem a aumentar a base de seguidores.

Deste modo, percebemos a importância das marcas terem líderes de opinião do seu lado, pois mais facilmente chegam a uma maior número de pessoas e conseguem aumentar em muito a sua reputação a um nível online.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados