Voltar

6 passos para encontrar bloggers convidados

Convidar bloggers para desenvolver conteúdos para o blog de uma marca tem as suas vantagens, um novo ponto de vista e uma maior exposição são algumas delas.

6 passos para encontrar bloggers convidados

Nos dias de hoje, convidar bloggers conhecidos, para escrever para o blog de uma marca é comum, sendo importante pois aumenta a exposição da marca no mundo online e traz uma nova audiência.

Este novo conteúdo vai ser bom para o SEO da marca, aumentando a quantidade de estilos no blog e aliviando até, alguma pressão da publicação regular por parte da marca.

Aumentar a diversidade de conteúdo oferecido cativa a audiência e capta a atenção de novas audiências, já que será mais fácil desenvolver novos temas e partilhar pontos de vista diferentes.

Existem, então, 6 passos a seguir na procura de bloggers para convidar:

1) Criar um e-mail base para bloggers convidados:

Não se devem colocar anúncios estilo “oferta de emprego” nos websites, pois não atrairá os bloggers e a marca não está, no fundo, a oferecer um emprego, mas sim uma participação especial.

Assim, torna-se necessário criar um e-mail base que é enviado para os bloggers escolhidos, mas é importante que seja personalizado para cada um deles.

O e-mail deve explicar o porquê do blogger ter sido eleito e quais as reais vantagens que este pode retirar da participação no blog da marca. Algumas regalias que podem ser comunicadas passam por dar a experimentar o produto/serviço ou comunicar essa participação nas redes sociais da marca.

2) Criar relações com os bloggers:

Utilizar plataformas para procurar os bloggers e entrar em contacto com eles é o mais indicado. Existem plataformas como o MyBlogGuest onde se pode procurar blogs e interagir com os seus criadores.

Grupos no LinkedIn como o Blog Zone podem ser outra fonte de interação, onde o tópico é partilhar blogs e comentá-los. A partir daqui as marcas podem avaliar os bloggers e começar por criar uma relação com eles.

3) Pesquisa no Google:

O Google tem um motor de busca específico para blogs, onde se pode procurar filtrando por diversos fatores como tema do blog. Assim a marca pode filtrar a procura pela área de atuação.

6passos para encontrar bloggers convidados

4) Procurar nas redes sociais:

Fazer uma publicação nas redes sociais à procura de bloggers convidados e observar o feedback dos seguidores, é uma outra forma de alcançar o pretendido. É necessário que a marca investigue se os interessados são uma mais valia e se a sua escrita se enquadra nos valores da marca.

5) Comentários no blog da marca:

Os utilizadores que comentam o blog da marca interessam-se pela temática e têm sempre algo mais a dizer.

Manter o contacto com os utilizadores que comentam e perguntar se estariam interessados em contribuir para o blog, pode ser uma mais valia.

A marca deve sempre ter em conta se o que esses utilizadores trariam seria benéfico a ambos os lados.

6) Concorrência:

Avaliar quais os bloggers convidados nos blogs da concorrência e ver se adicionariam algo à marca, é uma forma de perceber quais os bloggers mais indicados para o propósito.

A marca deve ter em conta que não pode apenas exigir conteúdo de um blogger convidado, mas sim haver uma troca mútua de serviços, fazendo com que os resultados obtidos sejam os melhores para ambos.

Trazer bloggers convidados para o blog da marca passa uma imagem de partilha de conhecimentos variados e de abertura para com os utilizadores. Esta é assim, uma estratégia que traz vantagens e ajuda a marca a aumentar a sua reputação online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados