Voltar

Como utilizar o Linkedin em campanhas de B2B Marketing?

O Linkedin é uma ótima ferramenta para campanhas de B2B Marketing, contudo nem sempre é fácil saber como utilizá-la.

Como utilizar o Linkedin em B2B Marketing

Nos dias que correm, existem inúmeras formas extremamente eficientes de criar campanhas de B2B marketing online. Qualquer empresário que queira crescer no mundo dos negócios e aumentar o seu alcance, deverá mesmo considerar as múltiplas opções de que dispõe.

A questão que se coloca é se numa fase inicial, é ou não vantajoso utilizar o Linkedin?

A resposta é: o Linkedin pode ser muito útil para atingir os objetivos pretendidos, contudo é necessário que se perca algum tempo a compreender de que forma pode e deve ser utilizado.

Aqui ficam algumas dicas sobre como tirar o melhor partido dos benefícios do Linkedin.

Perca tempo no seu Perfil de Linkedin

Criar um perfil no Linkedin apelativo e interessante é o mais importante, pois é a esse perfil que as pessoas acedem quando estão a decidir se vão ou não estabelecer negócio com determinada empresa.

Todas as secções descritas devem ser preenchidas, com informação completa e fidedigna, e no final deve-se confirmar sempre se o perfil está profissional e rigoroso.

No caso de se estar a trabalhar por conta própria, é importante colocar um bom título, tendo sempre por base as pessoas com as quais se pretende estabelecer contacto. Por exemplo, trocar “Director” por “Business Owner” ou “Marketing Director” por “Internet Marketer”.

Adicione uma fotografia

Tal como acontece com qualquer outro site, adicionar uma fotografia  ao perfil, pode fazer com que este se destaque. Uma fotografia de qualidade, permitirá que os utilizadores criem uma ligação/empatia imediata.

A fotografia de perfil deve ser user-friendly, ou seja, deverá ser fácil criar empatia com a mesma, mas deve também ser profissional. Este equilíbrio é essencial e não se tem a certeza de o ter conseguido, o ideal é pesquisar as fotografias de perfil da concorrência, ou de potenciais clientes. Desta forma, poderá ser mais fácil compreender e decidir qual a imagem indicada.

No caso das fotos de perfil, vale a pena que a foto tenha sido tirada por um profissional. Este pequeno investimento pode fazer uma diferença enorme na no impacto desenvolvido nas redes sociais.

Como utilizar o Linkedin B2B Marketing

Adicione uma página da empresa

Criar umapágina de empresa no Linkedin é uma ótima oportunidade para fazer um showcase do negócio a um vasto grupo de pessoas. Se esta página for criada no início, a longo prazo, é apenas umas questão de ir adicionando updates.

Pode angariar-se mais visitantes nesta página do que no próprio site principal da empresa, portanto é importante que a página contenha o que de melhor se faz no seio da organização.

É ainda crucial que a “voz” da empresa seja consistente em todas as redes sociais, no website e nas campanhas de marketing. Deve-se pensar cuidadosamente no conteúdo da mensagem bem como na forma como se prentende que seja transmitida.

Da mesma forma que se escolhem determinadas fonts e cores para um texto, é essencial que conscientemente se escolha um estilo e tom coerentes para a “voz” corporativa.

Envie e-mails

Quando a fase de criação do perfil e da página da empresa já estiver concluída, é o momento de tentar chegar a utilizadores do mundo dos negócios, com os quais se pretenda estabelecer relações.

Para este efeito, o Linkedin tem uma ótima ferramenta de análise de dados, e a partir dela pode facilmente criar-se uma lista com os principais contactos.

Assim que a lista estiver pronta, basta escrever a mensagem que se quer enviar. Neste momento, é uma mais valia se a mensagem for curta e simples pois no caso de o destinatário estar interessado em saber mais sobre a empresa após receção da mensagem, basta que acedea ao perfil do Linkedin e à página da empresa.

Quando falamos em pessoas que tomam as decisões numa organização, falamos geralmente de pessoas muito ocupadas e com muito pouco tempo disponível., que recebem centenas de emails por dia.

Grande parte destes responsáveis têm o hábito de limpar a inbox ao Domingo à noite. Logo, enviar o email por volta das 20h de um Domingo, poderá ser uma boa ideia pois nesta altura talvez se consiga obter as respostas que durante a semana, dadas as limitações de tempo, seriam impossíveis.

Utilizar o Linkedin em campanhas de marketing B2B leva, de facto, algum tempo. No entanto, quando se quer que algo fique bem feito, é sempre necessário que se invista tempo.

Se a prioridade for a satisfação das necessidades dos clientes potenciais e/ou dos possíveis colaboradores futuros, o resultado será certamente excelente.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados