Voltar

A melhor hora para publicar no Twitter

Saber a melhor altura para publicar conteúdos no Twitter tem um impacto direto na exposição e número de visualizações da marca.

Qual a melhor hora do dia, dia da semana e mês para publicar tweets?

Ao analisar os meses do ano, estudos recentes revelam que as marcas tendem a publicar menos tweets no ínicio do ano, com o indíce de atividade a aumentar na segunda metade do ano, particularmente em outubro.

Contudo, não parece existir uma tendência de frequência de respostas por tweet, apesar de os meses de maio e outubro se terem vindo a destacar.

Há uma maior correlação com a média do número de retweets, que tende a ser maior no segundo semestre do ano, com as maiores ocorrências registadas em dezembro.

Aumento de seguidores – As empresas registaram um crescimento de cerca de 43% na média de crescimento de seguidores, ao longo do ano.

O mesmo estudo revela que o Domingo é o dia da semana onde se publicam menos tweets, mas onde simultaneamente se regista o maior número de respostas por tweet (5.9) e retweets (43.9). A verdade é que o número de retweets que se registam ao Domingo é quase o dobro do segundo dia da semana onde se publicam mais tweets, o Sábado (26.7).

Curiosamente, os três dias com maior número de retweets são também os dias com menor número de tweets, ou seja, ao que parece existe uma espécie de relação inversa entre publicar/enviar tweets e a frequência de retweets. (Esta situação pode-se dever ao facto de existirem tweets que se perdem no stream, pois o Twitter ainda não filtrou o seu stream).

O recente estudo descobriu ainda que os tweets publicados entre as 12am e as 4am são os que têm um maior número de respostas (5.6) e de retweets (34.7). O período 4am-8am, ainda que seja o que regista um menor número de tweets, é o segundo período com maior número de retweets (29.7).

Entre as 8am e as 12pm, parece ser a altura do dia em que se registam menos respostas e retweets, começando a aumentar após as 12pm e atingindo o maior pico no período compreendido entre as 12am e as 4am, como anteriormente referio.

O estudo em causa analisa também as tendências da indústria relativamente ao recurso a esta rede social, e chega a conclusões interessantes e por vezes, surpreendentes.

As marcas de retalho e de e-commerces foram as que publicaram o maior número de tweets ao longo do ano (303k), seguida pelas marcas de viagem e hospitalidade (287k) e pelas marcas de técnica e manufatura (269k). Em comparação, as marcas CPG (bens de consumo diário) publicaram muito pouco (apenas 39k).

As agências de comunicação social e entretenimento têm um total de 199k publicados, apresentando o maior número de respostas por tweet (7.7) e o maior número retweets (23.6), ao contrário das marcas de serviços financeiros que registam o menor número de respostas (1.7) e das marcas de técnica e manufatura que apresentam o menor número de retweets (apenas 4).

Por fim, o estudo concluí ainda que o tweets com maior número de retweets e de respostas na indústria, são aqueles cujo conteúdo é complementado por fotografias.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados