Voltar

Algumas estatísticas do Pinterest que não podem ser ignoradas

A rede social Pinterest é atualmente uma das mais utilizadas a nível de social media marketing e SEO. Por isso, aqui ficam algumas estatísticas que não podem, nem devem ser ignoradas.

A rede social Pinterest, que funciona como uma espécie de biblioteca virtual onde se concentram ideias para levar a cabo projetos de interesse, é atualmente uma das redes sociais com mais força, tendo sido nomeada a 3ª rede social mais popular nos EUA.

Com mais de 10 milhões de utilizadores no mundo, a rede social Pinterest é uma das que mais cresce nos dias de hoje.

Aqui ficam algumas estatísticas que poderão servir de inspiração aos utilizadores da rede social, e que certamente os ajudarão a tirar o melhor partido desta poderosa ferramenta de Marketing digital.

1. Um terço de todos os Pinterest Sign-Ups vêm de homens

As estatísticas demonstram que a base de utilizadores do Pinterest é predominantemente feminina, 71% dos 72.5 milhões de utilizadores do Pinterest, são mulheres.

Contudo, a verdade é que estes dados demográficos estão lentamente a sofrer algumas alterações… No ano passado, o número de utilizadores homens duplicou. Esta situação, cria assim, uma nova oportunidade para as marcas que pretendem alcançar, simultaneamente, os dois géneros de consumidores.

Ciente desta mudança, a rede social Pinterest procedeu a várias alterações, nomeadamente melhorias ao nível do produto, por forma a que os utilizadores, seja qual for o género, quando procuram Pins, encontrem coisas que os interessem.

É crucial para qualquer marketer ou gestor de marca compreender que os dados demográficos mudaram, pois só assim procederá a mudanças em termos de conteúdo, que deverá tornar-se mais aberto e abrangente, e só assim conseguirá desenvolver estratégias que atinjam com sucesso o consumidor final.

2. 75% da utilização do Pinterest é feita através de dispositivos móveis

Estudos demonstram que as essoas nunca despenderam tanto tempo nos seus dispositivos móveis como agora, e o Pinterest não é exceção.

A rede social, anunciou o ano passado, que 75% do seu tráfego diário provinha de mobile apps, utilizadas a partir de smartphones e de tablets e que o tráfego era particularmente elevado à noite e aos fins-de-semana.

Por esta razão, é imperativo que os websites mobile das marcas estejam a funcionar corretamente, pois isto poderá fazer a diferença entre alguém efetuar uma compra ou desistir.

Quando se criam Pins, é muito importante que se pense sobre como irão aparecer nos dispositivos móveis, assim como no caso das landing pages. Se não forem mobile-friendly, é certo que a base de utilizadores irá reduzir significativamente.

3. 93% dos Pinners fizeram compras online nos últimos 6 meses

Um estudo revelou que as mulheres tendem a usar o Pinterest como uma “wish list” ao passo que os homens usam a plataforma como carrinho de compras.

De acordo com o Pinterest, 93% dos Pinners (homens e mulheres) efetuaram uma compra online nos últimos 6 meses.

O mesmo estudo demonstrou ainda que a probabilidade dos utilizadores efetuarem uma compra em sites de e-commerce é 10% maior quando referidos pelo Pinterest do que noutra rede social qualquer, e que tendem a passar lá o dobro do tempo dos utilizadores referidos pelo Facebook.

Para que o número de compras continue a aumentar e o sucesso da plataforma enquanto ferramenta de marketing também, é crucial verificar que os Pins vão dar a páginas que contenham e forneçam informações úteis para os consumidores, e onde estes possam, de facto, agir.

Não há nada pior para um Pinner que queira efetuar uma compra, do que ser direcionado para um link sem destino, para uma ligação partida, ou ir parar a uma página errada.

Não há como negá-lo, a rede social Pinterest é de facto uma grande novidade e principalmente, uma grande oportunidade de exposição de produtos e marcas.

Caraterizada por layouts simples e por ser extremamente visual, esta plataforma social é uma das que mais crescem no meio digital, tendo vindo a afirmar-se como uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital do momento. Certamente voltaremos a falar dela muito em breve…

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados