Uma comunicação dois tipos de audiência mobile
A audiência mobile é, atualmente, um público extenso e que deve ser tido em conta por parte de todos os que trabalham em comunicação.
A indústria da publicidade já percorreu um longo caminho, num curto período de tempo, no que respeita à publicidade dirigida ao público mobile devido ao rápido aumento do número de dispositivos móveis com acesso à internet.
A verdade é que, por este mesmo motivo, todos os marketers foram obrigados a repensar as suas estratégias de marketing. Obviamente, a incluir a publicidade e comunicação mobile.
Atualmente, deve se fazer a comunicação numa ótica de marketing integrado. Sendo a estratégia pensada com a utilização de multi-plataformas que permitam um melhor alcance do público alvo das campanhas.
Nem todos acedem às redes através do desktop
De acordo com dados avançados pela comScore, a realidade é que, nem sempre o público alvo que acede a websites e redes sociais através do desktop é o mesmo que acede através de dispositivos móveis.
Este mesmo estudo sugere, que existem dois tipos de audiência. Por um lado os utilizadores de desktop e por outro os de smartphones e tablets, que estão a crescer a passos largos, mas de forma individual.
Contudo, a conclusão mais significativa deste estudo relaciona-se com o facto quase metade do tráfego de alguns dos websites mais visitados do mundo, terem uma significativa percentagem de visitantes só de dispositivos móveis.
Como se pode ver pelo gráfico (abaixo), o tráfego proveniente do mobile, para os websites apresentados, nunca é menos de 21%. O que é sem dúvida significativo e interessante.
Source: comScore
Na verdade, de acordo com os dados apresentados, cerca de 20% do tráfego da internet provém, nos dias que correm, de smartphones e tablets. O que prova a necessidade emergente de apostar em mecanismos para alcançar este público.
Conhecer a audiência e estar onde os consumidores procuram é o ideal para conferir e aumentar o sucesso das campanhas de marketing, sobretudo centradas em multi-plataformas.
Aqui está mais uma prova que o marketing dos dias de hoje é um marketing integrado. Onde todos os canais têm peso e podem ser importantes numa estratégia bem concebida.
O público alvo que é possível atingir no mobile marketing não se pode considerar marginal. Uma vez quer a sua dimensão já é bastante interessante e assim nunca deve ser “esquecido”. Pois podemos estar a cometer o erro de deixar mais de 25% dos consumidores de fora.