Voltar

Dicas para ter sucesso em campanhas de Email Marketing

O sucesso em campanhas de email marketing nem sempre é fácil, contudo esta é atualmente uma das vertentes do marketing online em maior expansão.

sucesso email marketing

O email marketing é uma das ferramentas e técnicas de marketing mais discutidas atualmente pela comunidade de marketers, que defendem a ferramenta como um dos melhores meios de comunicação dos dias que correm.

Ao ignorar o email marketing na sua estratégia integrada de marketing, as empresas correm o risco de perder inúmeras oportunidades de negócio, sendo ela uma das formas mais pessoais e vitais de comunicação.

O crescimento do email marketing surge associado ao aumento do número de dispositivos móveis, uma vez que as caixas de email são visitadas mais vezes, em qualquer lugar, através dos tablets e smartphones.

Contudo, é importante ter em atenção uma série de dicas que impulsionam o sucesso das campanhas de email marketing, aumentando a sua taxa de abertura e conversão:

1)   Criação de um base de dados de contactos de email

Antes da elaboração de uma campanha é necessária a criação de uma base de dados de contactos de email, que pode ser conseguida através de diversas formas.

Uma das formas passa por elaborar uma página, no blog ou website da empresa que explique a importância de subscrever a newsletter da mesma, e assim possibilita a recolha de contactos de email.

Além da ideia anterior, a oferta de conteúdo gratuito após a subscrição ou a oferta de um e-book, também funciona bastante bem em termos de retorno de emails.

Ter uma lista de emails é fundamental, contudo o objetivo primordial é sempre a criação de uma base de leitores fiéis que se tornem em possíveis clientes da empresa.

2)   Despoletar a atenção dos leitores

Manter os leitores interessados no conteúdo partilhado, nem sempre é tarefa fácil, sobretudo devido à grande concorrência existente nos diversos mercados. Desta forma, é impreterível manter os leitores curiosos e interessados no conteúdo.

A ideia é estimular os leitores, mantendo de alguma forma o suspense sobre os conteúdos, com o intuito de aumentar o click-through para a página ou website.

Uma outra técnica para captar a atenção dos leitores e evitar que se dispersem, é enviar conteúdo o mais focado possível num único assunto. Ou seja, ao aumentar o foco do assunto do email evita-se que os leitores se distraiam com outros assuntos.

Outro fator importante é que o copy do email seja extremamente claro e simples, conduzindo o leitor ao que realmente importa.

No email marketing devem ainda ser utilizados os nomes dos leitores, ou seja, abordar o leitor através do primeiro nome faz com que estes se sintam mais confiantes e interajam mais facilmente com a mensagem. Assim, a utilização de informações contidas na base de dados de leitores é importante, uma vez que impulsiona a interatividade com a campanha.

3)   Fazer ou não campanhas de email marketing?

Existem vários tipos de campanhas de email marketing consoante a forma como o negócio é conduzido e quais as ações reproduzidas pelo leitor, dependendo dos objetivos definidos para esta campanha de marketing digital.

Ora, desta forma existem alguns tipos de email populares e extremamente úteis para os comerciantes online:

– Boletins informativos – expõem informação sobre a empresa

– Newsletters – expõem, na grande maioria das vezes, a informação constante no blog da empresa

– E-books – enviados normalmente com links para o website da empresa

– Ofertas – emails que expõem ofertas aos seus leitores e que pressupõem normalmente um vínculo com a marca

4)   Subject de email claro e simples

Passagens amplas e com muito texto fazem com que os leitores dos emails cliquem rapidamente no botão de “apagar”.

Desta forma, as linhas de assunto dos emails devem ser o mais claras e simples possível, e devem transmitir informação relevante sobre o conteúdo do texto do email de forma a conduzir o leitor à abertura e leitura do conteúdo.

Além disso, os assuntos dos emails devem ser bastante curtos e não devem conter qualquer tipo de pontuação, uma vez que dificulta a leitura por parte dos leitores.

sucesso em campanhas de email marketing

5)   Definição a melhor hora de envio

Este é um dos passos que mais contribui para o sucesso das campanhas de email marketing. É importante que a hora de envio seja bem definida e vá ao encontro dos melhores timmings para o público alvo definido.

É também necessário analisar  os resultados obtidos a diferentes horas de envio para assim perceber em que horário o público alvo daquele tipo de email marketing deve ser contactado

Além da hora, também é importante definir, de acordo com o público alvo, o dia de envio do email.

6)   Utilização de remetentes confiáveis

O campo de remetente é o primeiro a aparecer na caixa de entrada dos leitores, por isso, deve respeitar algumas regras e sobretudo deve transmitir confiança ao recetor do email.

Assim, uma das melhores formas de impulsionar a taxa de abertura do email é usar como remetente o nome próprio ou o nome da empresa, sem quaisquer modificações ou símbolos.

Desta forma, o leitor sentir-se-á mais confiante a abrir o email.

7)   Segmentação da campanha

Uma forma comprovada de aumentar o ROI (retorno do investimento) das campanhas de email marketing passa por segmentar a base de dados de emails por grupos de interesse e enviar mensagens específicas para cada um desses grupos.

A segmentação é das ferramentas mais poderosas das campanhas de email marketing, tal como as campanhas de anúncios online como Facebook Ads e Google Adwords.

Contudo, antes de iniciar a segmentação é importante analisar dados de campanhas anteriores, tais como:

– Taxa de cliques

– Taxa de abertura

– Taxa de subscrição

– Valor de vendas geradas por assinante

– Valor médio de ordem

8)   Layout e estutura

Ao contrário do que muitos pensam, também nas campanhas de email marketing é necessário ter em atenção a estrutura e o layout das newsletters ou dos emails enviados, uma vez que contribui para a captação da atenção dos leitores.

É importante que sejam feitos alguns testes, como os testes A/B, e depois é necessário fazer uma analíse de comportamentos dos leitores face a vários tipos de estrutura e design do email, dependendo obviamente do tipo de campanha e produto a vender.

Apesar da existência de modelos de email gratuitos por parte dos serviços de envio de emails, a verdade é que a personalização é sempre mais vantajosa do que a utilização de layouts pré-concebidos e que estão disponíveis para todos.

O sucesso das campanhas de email marketing também depende de algumas técnicas que não devem de todo ser usadas:

– Envio de emails de spam: as campanhas de email marketing devem ser dirigidas apenas a leitores que expuseram a sua vontade de receber mais informação e não para bases de dados demasiado amplas;

– Envio de emails intrusivos com campanhas que provocam desconfiança nos leitores, como a venda de produtos a preços demasiado baixos;

– Campanhas de email marketing não testadas: email marketing implica a utilização de variadíssimas técnicas de HTML que caso não sejam testadas comprometerão o sucesso da campanha;

– Ignorar os dados dos relatórios: é importante que sejam elaborados relatórios de todas as campanhas e que além disso sejam analisados e verificados cada vez que é elaborada uma nova campanha de email marketing.

A verdade é que o email marketing é a forma mais pura de marketing permitido, ou seja, com permissão por parte dos utilizadores e público alvo, caso seja enviado para bases de dados conseguidas através de subscrições.

O sucesso das campanhas de email marketing depende de inúmeros fatores, que a qualquer momento podem comprometer toda a campanha.  No entanto as empresas têm cada vez que se socorer deste tipo de comunicação pois é uma das formas de comunicação com os clientes com melhor relação custo-beneficio.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados