Evolução do Marketing || De 3.0 a 4.0
Evolução do Marketing || De 3.0 a 4.0
Numa era tecnológica, a evolução do marketing é constante e deve ser vigiada de forma muito próxima. Primeiramente, é importante considerar o nome Philip Kotler, quando se fala de marketing, sobretudo usá-lo como referência.
Quem é Philip Kotler?
Considerado como o “Pai do Marketing Moderno”, Philip Kotler, mundialmente conhecido, é uma mais valia na aquisição de conhecimentos, de qualquer um.
Tal como o marketing a própria obra de Philip Kotler evoluiu ao longo dos tempos. Afinal, o que é hoje conhecido como Marketing 4.0, outrora foi conhecido como Marketing 3.0.
Evolução do Marketing
A indústria e o mercado são constantemente afetados por mudanças.
Em primeiro lugar, é necessário compreendê-las e posteriormente adaptarmo-nos de forma correta às mesmas. Por esse motivo, o marketing deve atuar em conformidade.
De forma, a compreender diversos aspectos atuais devemos retomar à fase inicial, associar épocas e técnicas à evolução.
Assim sendo, o Marketing 1.0 surge em 1900, altura da época industrial e é a era em que o marketing tem maior foco no produto. Seguidamente, em 1990, surge centrado no consumidor, por consequência do aparecimento das tecnologias de informação. Por fim, a partir de 2010, o Marketing 3.0, foca-se no humano e adapta-se ao seu alerta mais consciente. Mas, o mundo não pára …
O que é o Marketing 4.0?
Segundo Philip Kotler, o Marketing 4.0, vem alertar da mudança do tradicional para o digital. Principalmente, surge como um guia para todas as empresas, a fim de proporcionar aos profissionais a possibilidade de acompanharem a evolução. Da mesma forma, possibilita o conhecimento de diferentes comportamentos por parte do consumidor que se deve ter em conta. Todavia, não é novidade que cada vez mais os consumidores procuram serviços e produtos na internet, tal como conteúdo de qualidade. Por fim, Philip Kotler, alerta para a necessidade da criação de laços maiores entre marcas e consumidores.
O que é o originou a mudança?
Existem três mudanças contrastantes que tiveram um enorme impacto, na mudança do 3.0 para o 4.0. Assim sendo e por motivos evidentes são elas: o Google, as Redes Sociais e os Serviços (App’s).
Quais as principais características do Marketing 4.0?
No Marketing 4.0, os sentimentos humanos, os impactos e transformações sociais, tal como as mudanças de interacção são actualmente altamente considerados.
Dessa forma, o Marketing 4.0, assenta-se em variados factores tais como:
- Integração do Marketing Tradicional com o Digital;
- Consumidor mais informado, com múltiplos interesses;
- Análise comportamental do consumidor;
- Uso de App’s Mobile;
- Consumidor com menos tempo e com mais distrações;
- Experiências e momentos únicos para o consumidor;
- Marketing Multicanal;
- Análise de dados específicos;
- Interação On-line e Off-line.
O marketing está a tornar-se mais pessoal do que nunca. Desse modo, em virtude de criar valor para o consumidor, as marcas estão simultaneamente à procura de métodos de aproximação. Contudo, apesar da subsistência de uma empresa ser em parte a venda de produtos e serviços, o propósito tornou-se ainda maior.
Caso queira conhecer truques de como o fazer, entre em contato connosco e torne-se o melhor amigo dos seus clientes.