Facebook 6 dicas indispensáveis para profissionais
Aproveitar as verdadeiras potencialidades de marketing da rede social Facebook nem sempre é fácil. Por isso, aqui ficam 6 dicas indispensáveis para profissionais e marketers.
Marketers e profissionais de marketing têm plena consciência da importância da escrita de posts relevantes para a rede social Facebook.
Contudo, a questão é: será que a criação de bons posts, com imagens e vídeos apelativos é suficiente para que as potencialidades do Facebook sejam projetadas ao máximo?
A resposta é não! O conteúdo é sim o rei das estratégias mas apenas funciona se acompanhado de outras técnicas que, em conjunto, aumentam o sucesso da marca na rede social Facebook.
Assim, existem 6 dicas indispensáveis para profissionais, marketers e gestores de redes sociais:
#1 Utilização da aplicação ActionSprout par aquisição de emails
Grande parte dos marketers já tem consciência de que o grande campo de batalha do Facebook é o newsfeed da rede social, uma vez que é aqui que os fãs acedem aos conteúdos, notícias e atualizações das marcas.
Raramente utilizadores do Facebook vão até à página da marca e é por essa mesma razão que as aplicações têm interações mais reduzidas.
Assim, uma das sugestões passa pela utilização da aplicação ActionSprout, paga monetariamente, que permite a colocação de botões de ação nos conteúdos que aparecem no feed notícias, reencaminhando diretamente os fãs para a página da aplicação.
Esta ferramenta aumenta assim a aquisição de emails através do Facebook, que potencia por exemplo campanhas de email marketing.
#2 Impulsionar novos produtos através de Ads
O impulsionamento de novos produtos através de publicações – como o caso dos promoted posts na rede social Facebook, é extremamente eficaz sobretudo no caso das empresas locais ou de menor dimensão.
Esta forma de Facebook Ads aumenta bastante o alcance bem como as interações dos utilizadores do Facebook relativamente a determinado post, sendo assim uma excelente forma de dar a conhecer a chegada de um novo produto ou lançamento de novo produto.
Além do alcance pago no post em questão, os conteúdos publicados posteriormente revelarão também eles um aumento em termos de alcance e interações, mas desta vez, aumento orgânico.
Estes conteúdos podem ser desenvolvidos diretamente na rede social Facebook ou através da sua plataforma de Ads – Power Editor.
#3 Utilização de audiência customizada do website
O desenvolvimento constante das redes sociais e das necessidades das marcas face ao desenvolvimento de anúncios nestas mesmas redes, faz com que seja cada vez mais urgente a evolução em termos de definição de público alvo.
Ora, neste mento e através da plataforma de gestão de anúncios Power Editor, o Facebook já permite que a segmentação seja feita de diversas formas.
Além de alcançar os fãs unicamente do Facebook, agora é possível alcançar as pessoas que visitam o website da marca. Isto através da utilização de audiências especializadas, como por exemplo:
#4 Aumento dos esforços de relações públicas
Com todas as potencialidades que o Facebook oferece às marcas, facilmente nos esquecemos de que esta é uma excelente plataforma para potenciar as estratégias de relações públicas da marca.
A verdade é que atualmente o Facebook serve de inspiração e fonte noticiosa para muitos jornalistas. Sobretudo no que toca às páginas de marcas e figuras públicas.
Assim, comunicados de imprensa e até mesmo press realeses podem ser partilhados no Facebook. Como forma de chegar até aos meios de comunicação social, sobretudo no caso do desenvolvimento de eventos importantes para a marca.
#5 Insights de audiência
Ao compreender o público alvo, é possível otimizar a estratégia de conteúdo da melhor forma. Como também direcionar a publicidade, gerando mais retorno de investimento na rede social Facebook.
Assim, a utilização dos insights de audiência fornecidos pelo Facebook possibilitam uma mais rápida e eficaz compreensão do público alvo e dos seus gostos.
#6 Testar diferentes modelos de Facebook Ads
A publicidade no Facebook é atualmente utilizada pela grande maioria das empresas que estão presentes na rede social. Contudo é importante que o investimento seja feito da forma correta para evitar gastos desnecessários.
Desta forma, empresas e marketers devem testar várias segmentações dos anúncios. Bem como diferentes conteúdos, para saber quais os que melhor convertem junto do seu público alvo.
Estas são algumas das dicas principais que se devem seguir por marketers e gestores de redes sociais, para impulsionar o sucesso das estratégias de Facebook.
Lembrem-se, as redes sociais visitam-se diariamente por milhões de pessoas. São atualmente a forma mais direta e próxima de comunicação, o que implica também um cuidado redobrado na comunicação implementada.